A TOPONIMIA HUMANA DA ZONA RURAL DE MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE NOVA ANDRADINA/MS

Renato Rodrigues Pereira, Gléberson Pires do Nascimento

Resumo


Com este artigo, apresentamos resultados parciais da pesquisa que estamos realizando sobre a toponímia humana da zona rural da Microrregião de Nova Andradina/MS. O recorte aqui apresentado resulta, pois, em uma análise dos topônimos de dois dos cinco municípios dessa microrregião: Nova Andradina e Taquarussu. Para tanto, objetivamos catalogar os topônimos a partir dos mapas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), classificá-los de acordo com as taxionomias de Dick (1992), com vistas a identificar as possíveis motivações designativas; verificar a língua de origem dos topônimos e/ estrutura formal do sintagma toponímico. A partir da análise dos dados, verificamos que os povos que ali residiram e/ou residem deixaram suas marcas no léxico toponímico, evidenciando, desse modo, características do universo físico, social, cultural e linguístico da região nomeada.


Texto completo:

PDF

Referências


DARGEL, Ana Paula Tribesse Patrício. Entre buritis e veredas: o desvendar da toponímia do Bolsão sul-mato-grossense. (Dissertação de Mestrado) Três Lagoas: UFMS, 2003.

DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral.A Motivação Toponímica e a Realidade Brasileira. São Paulo: Edições Arquivo do Estado, 1990.

DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral.Toponímia e Antroponímia no Brasil. Coletânea de Estudos. São Paulo: Serviço de Artes Gráficas/FFLCH/USP, 1992.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E DE ESTATÍSTICA. Disponível em: http://www.ibge.gov.bracesso em: 12 Julho de 2010.

PEREIRA, Renato Rodrigues.A Toponímia de Goiás: Em busca da descrição de nomes de lugares de Municípios do Sul Goiano. (Dissertação de Mestrado) Campo Grande: UFMS, 2009.

SAPIR, Edward. A lingüística como ciência. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1969.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.