SOBRE BLOGS DIDÁTICOS E EDUBLOGUEIROS: PROTAGONISMO OU REPRODUÇÃO?

Joseane Amaral

Resumo


O presente artigo relata um estudo envolvendo blogs didáticos e edublogueiros, educadores dedicados ao uso de tais ferramentas no ensino. Nosso objetivo é destacar projetos com blogs que renderam resultados profícuos na educação, e experiências que não alcançaram o mesmo êxito. Desta forma, é possível comparar as iniciativas, destacando fatores de sucesso/insucesso no uso desses instrumentos tecnológicos, bem como examinar o papel do edublogueiro nesse processo. Para tanto, nosso amparo teórico principal advém de Rodrigues (2008) e Gutierrez (2004), sobre o trabalho com blogs; Lévy (1999), nas questões da cibercultura; Ramal (2002) e Xavier (2008), no que tange ao perfil docente. Entre os resultados, evidenciamos a necessidade de conferir autonomia ao aluno que interage em blogs, aliada ao papel mediador do professor em ações de ensino baseadas no protagonismo.


Texto completo:

PDF

Referências


GUTIERREZ, Suzana de Souza. Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores que cooperam em comunidades de pesquisadores. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

KOMESU, Fabiana Cristina. Entre o público e o privado: um jogo enunciativo na constituição do escrevente de blogs da internet. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas, 2005.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad.: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 1999.

LOPES, Áurea. A sala de aula reinventada: professores fazem dos blogs ambientes de construção coletiva e criativa do saber. Revista A Rede, São Paulo, ano 4, n. 46. p. 36-38, abr. 2009.

RAMAL, Andrea Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RODRIGUES, Cláudia. O uso de blogs como estratégia motivadora para o ensino de escrita na escola. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade Estadual de Campinas, 2008.

SKLASKI, Renata. Seja um ‘edublogueiro’, crie sua página na rede. Revista Profissão Mestre, Curitiba, PR, n. 110, p. 28-29, nov. 2008.

TEIXEIRA, Adriano Canabarro; BRANDÃO, Edemilson Jorge Ramos (Coord.). Tecendo caminhos em informática na educação. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2006.

VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Trad.: Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2009.

XAVIER, Antonio Carlos. Identidade docente na era do letramento digital: aspectos técnicos, éticos e estéticos. In: 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, Multimodalidade e Ensino. Anais Eletrônicos. Recife, PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2008.

ZERO HORA (edição on-line), n. 16021, 05 julho 2009. Gincana na tela do computador. Disponível em:

Acesso em: 20 jul. 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.