EDUCAR NA LIBERDADE

Ana Paula de Araújo Zanett

Resumo


RESUMO                                                               

Educar é uma atividade do dia a dia, entretanto pode-se escolher entre educar para a liberdade ou educar com autoridade, no presente artigo pode-se ver a liberdade como meio de alcançar uma educação próspera. O educador não exerce apenas a função de ir à sala de aula e passar o conteúdo para os alunos, mas interage com eles por meio da alteridade. Entre outros aspectos a melhor utilização da educação promove o desenvolvimento, crescimento e sucesso do aprendiz para o convívio em sociedade. E também a contribuição da psicanálise por ser uma teoria que privilegia a escuta da palavra e da relação do sujeito com o saber, tendo em comum com a educação a preocupação da pessoa na sua singularidade, uma vez que provoca investimentos e emoções que permitem análises.

Palavras-chave: Educar. Liberdade. Educador. Aluno. Alteridade. Psicanálise.


Texto completo:

PDF

Referências


EDUCAR. In: Dicionário Etimológico: origem das palavras. Disponível em: . Acesso em: 04 set. 2014.

FURTADO, Júlio. Docência e Alteridade. Congresso de educação básica: aprendizagem e currículo, 2012.

LIMA, Andréa. O modelo estrutural de Freud e o cérebro: uma proposta de integração entre a psicanálise e a neurofisiologia, Minas Gerais, 2009.

PEDROZA, Regina. Psicologia da Educação. Psicanálise e educação: análise das práticas pedagógicas e formação do professor, São Paulo, 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 Dez. 2014.

Significado de Liberdade. In: Significados.com.br. Disponível em: . Acesso em: 04 Set. 2014.

STRECK, Danilo. Rousseau & a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.