A LINGUAGEM COMO AÇÃO NO E PELO MUNDO: POR UMA PEDAGOGIA CENTRADA NOS CORPOS “REAIS” DOS SUJEITOS-ALUNOS E NOS CORPOS “REAIS” DOS SUJEITOS-PROFESSORES

Felipe Freitag

Resumo


Resumo

 

Austin estudou a relação da linguagem com a sua utilização em situações reais de comunicação. Brown e Levinson sistematizaram procedimentos linguísticos que coordenam um código de conduta das relações sociais. A partir de suas teorias, refletiremos sobre corpos “reais” de educandos e de educadores, não como sujeitos imaginários e simbólicos, mas como “realidades” humanas em contexto pedagógico.


Texto completo:

PDF

Referências


AUSTIN, John L. Conferencia I. Conferencia II. Conferencia VIII. Conferencia XII. IN: Como hacer cosas con palabras: palabras y acciones. Compilado por J. O. Urmson. Traducción de Genaro Carrió y Eduar-do Rabossi. 2ª ed. 1ª reimp. Buenos Aires: Paidós, 2006, p. 41-65; 138-152; 195-212.

BROWN, Penelope; LEVINSON, Stephen. (1978). The argument: intuitive bases and derivative definitions. IN: Politeness. Some universals in language usage. Cambridge: Cambridge University Press, 1987, p. 61-84.

ESCANDELL VIDAL, M. V. (1996). El estudio de la Cortesía. IN: Introducción a la pragmática. Barcelona: Ariel, 1999, p. 135-154.

FARIA, Maria Alice. Parâmetros curriculares e literatura: as personagens de que os alunos realmente gostam. São Paulo: Contexto, 1999.

ORECCHIONI, C. K. A teoria dos speech acts e A abordagem interacionista. IN: Os Atos de Linguagem no Discurso. Teoria e funcionamento. Niterói: EdUFF, 2005, p. 15-43 e 67-94.

MARCO, M. A.; GARCÍA, M. J. B. La cortesía en la comunicación. Madri: Arco Libros, 2013.

RICHTER, Marcos Gustavo; et al. O modelo holístico como alternativa à formação docente. IN: I CONGRESSO LATINO-AMERICANO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS, 1., 2006, Florianópolis. Anais. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. 1 CD-ROM.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.