A TOPONÍMIA URBANA DE APORÉ-GO: A DESIGNAÇAO COMO REFLEXO DE UM POVO

Rosimar Nolasco Rosa de Lima, Renato Rodrigues Pereira

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo sobre a toponímia urbana da cidade de Aporé/GO. Para tanto, seguimos os seguintes objetivos: inventariar os topônimos dos logradouros a partir de mapa com escala de 1:40.000; classificar os topônimos de acordo com as taxionomias propostas por Dick (1992); analisar as três taxionomias mais produtivas; identificar e analisar a língua de origem dos topônimos com a intenção de verificar se houve a influência de outras etnias além da de origem portuguesa; e analisar a estrutura morfológica dos topônimos. Como parâmetros teórico-metodológicos, orientamo-nos pelos provindos da Toponímia e de disciplinas afins, como a Historia e a Geografia, bem como a metodologia do Projeto ATEMS ( Atlas Toponímico do estado de Mato Grosso do Sul). A análise dos dados nos proporcionou registrar a influência de elementos de natureza antroponímica, refletindo, assim, uma tendência geral dos estudos toponímicos de acidentes humanos. 


Texto completo:

PDF

Referências


DICK, M.V.P.A. A Motivação Toponímica e a Realidade Brasileira. Edições arquivos do Estado de São Paulo. 1990.

______________.Toponímia e Antroponímia no Brasil. Coletânea de Estudos. 3ª Ed. São Paulo,1992.

DRUMOND, C. Caracterização de aspectos da cultura do Bororó através da língua. In: Cosmovisiones y Culturas. Rosário, Universidade Nacional del Literal, 1968. IN G:João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque – Wikipédia, a enciclopédia livre, mht. Acessada em 24.11.2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E DE ESTATÍSTICA. Disponível em: acesso em : outubro de 2010.

MEDEIROS, Maria Verônica de. Memória é História: A Perspectiva da Cidade de Aporé. 2007.

PEREIRA, Renato Rodrigues. Toponímia de Goiás: Em Busca da Descrição de Nomes de lugares de Municípios do Sul Goiano. (Dissertação Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande 2009.

TIBIRIÇA, Luiz Caldas. Dicionário de Topônimos Brasileiros de Origem Tupi. Significado dos Nomes Geográficos de Origem Tupi. São Paulo: Traço Editora, 1985.

Mapa de Aporé, escala 1:40.000: CONSURSAN, Rua José Allan Kardec França, nº 1001, Caçu – Goiás. Engenheiro Civil NEI LAMBOGLIA, CREA 43985/D.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.