GÊNEROS JORNALÍSTICOS: PRÁTICAS EM SALA DE AULA MEDIADAS PELO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

CLAUDIA DE FARIA BARBETA, KLEVERSON FERNANDO DE ARAUJO

Resumo


O presente artigo apresenta e descreve a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros da esfera jornalística e mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, buscando contribuir  para o ensino e metodologia da Língua Portuguesa. Foram desenvolvidas atividades durante a sequência didática dentro dos planos de ação, discursivo e linguístico-discursivo, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O trabalho com gêneros tem sido promissor no que se revele o uso da língua, a ponto de Dolz e Schnewly (2004) os dominarem como megainstrumento. Além de favorecer a leitura de textos e maior habilidade na escrita. Acresça-se que essa técnica de ensino, além de outras vantagens e implicações, traz estreita correlação com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (PCNLP) as Diretrizes Curriculares Estaduais – PR (DCE).


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