AÇÃO E MOVIMENTO: SOBRE JOGOS ELETRÔNICOS E JOGADORES

Fabian Antunes Silva

Resumo


Um breve estudo sobre a ação nos jogos eletrônicos e a dupla relação estabelecida entre homem/máquina no processo de realização da obra jogo. Abre-se, também, uma discussão acerca do estado do jogador onde se discute a relevância do uso de certas palavras-chave, como Imersão e Interatividade numa tentativa de iniciar uma nova abordagem de estudos acerca dos jogos e sua relação com os jogadores.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Yara Rondon Guasque / Telepresença: interações e interfaces. São Paulo: EDUC / Fapesp, 2005.

CAILLOIS, Roger / Les Jeux et les hommes. Le masque et le vertige. Os jogos e os homens, a máscara e a vertigem. 1967. Editions Galimard. Paris. Republicação em espanhol, 1996. Fundo de Cultura Economica. S.A. México.

GALLOWAY, Alexander/ Gaming. Essays on Algorithmic Culture. Eletronic Mediations. Vol.18. Minnesota University Press. Minneapolis. 2006.

HUIZINGA, Johan, Homo Ludens / O jogo como elemento da cultura. São Paulo, Perspectiva, 2008.

MCMAHAN, Alison. Immersion, Engagement, and Presence. A method for analyzing 3-D Video Games. IN: WOLF, Mark T.; PERRON, Bernard. The Videogame Theory Reader, New York, 2003.

MURRAY, Janet H. / Hamlet no Holodeck / o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo, Itaú cultural: Unesp, 2003.

NEITZEL, Britta. Narrativity in Computer Games. IN: RAESSENS, Jost; GOLDSTEIN, Jeffrey (Org.). Handbook of computer game. MIT Press, Cambridge. 2005.

RANCIÉRE, Jaques. O Espectador Emancipado. IN: Urdimento: Revista de Estudo em artes cênicas, nº15, pág 107. UDESC/CEART, Florianópolis, Outubro de 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.