CIBORGUES, SUBJETIVIDADES MAQUÍNICAS, CÍBRIDOS E HÍBRIDOS NO IMAGINÁRIO CONTEMPORÂNEO

Luiz Antonio Garcia Diniz

Resumo


            Abordar a construção da figura do ciborgue, do cíbrido, do pós-humano e das subjetividades maquínicas, significa refletir sobre o imaginário contemporâneo e implicaria, em particular, olhar sobre as novas tecnologias digitais e o impacto por elas provocado nas subjetividades que as utilizam. Nos parece que as reflexões anteriores (século XX) e assentes sobre o conceito de modernidade ou ainda, de forma mais abrangente, sobre o projeto moderno, não dão conta da complexidade crescente do emaranhado de linguagens, construções artísticas, enfim, de pontos de vista não mais focados e estruturados em torno do conceito de sujeito.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDERS, Peter. Cybrids. Convergence,1998. Disponível no endereço eletrônico: https://wiki.cc.gatech.edu/scqualifier/images/e/ef/Cybrids.pdf. Acesso em 2008.

DAMÁSIO, Antonio. O mistério da consciência: Do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Trad. De Laura Teixeira Motta, São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DINIZ, Luiz Antonio Garcia. Hipertexto, Cibercultura e Cibercidade: A literatura e as artes na era digital. Tese de doutorado, UNESP, 2008.

GUATTARI, Felix. Caosmose: Um novo paradigma estético. Trad. Ana Lúcia Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1992.

HARAWAY, Donna. Simios, Cyborgs and Woman: The Reinvention of Nature, New York: Routledge, 1991.

______. The companion species manifesto: Dogs, people, and significant otherness. Chicago: Prickly Paradigm Press, 2005.

ROUANET, Paulo Sérgio. O homem-máquina hoje. In Adauto Novaes (org.) O Homem Máquina: a ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SANTOS, Laymert Garcua. Demasiadamente pós-humano. São Paulo: Novos estudos, CEBRAP, no.72, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.