DIVULGANDO O CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIABEU ATRAVÉS DO FLASH MOB

Bernardete P C L Amaral

Resumo


Flash Mob é uma expressão utilizada para mobilizações espontâneas que envolvem aglomeração de pessoas com ação inusitada, porém previamente combinada. O estudo a seguir traz a temática do Flash Mob  como veículo de divulgação do Centro Universitário UNIABEU. Tem como objetivo principal explorar o tema Flash Mob como um dos meios utilizados para divulgação do centro universitário para fora dos muros da Instituição de Ensino Superior (IES), de maneira a torná-la mais conhecida para um público alvo diversificado encontrado nas ruas, praças, no cotidiano das idas e vindas que comumente passamos nas cidades. Dessa forma, no período de julho a novembro de 2015, foram realizadas algumas mobilizações em praças públicas nas cidades de Belford Roxo e Nova Iguaçu. Posterior a isso, entende-se que através de análise dos eventos e feedback do setor de marketing o estudo realizado pelo grupo de dança do centro universitário nas mobilizações espontâneas trouxeram  resultado positivo no sentido de levar o nome do centro universitário para o conhecimento das pessoas fora dos muros da IES. Não se sabe ao certo, porém o setor informou que em meio ao retorno de pessoas interessadas em ingressar no centro universitário após as intervenções do marketing nesse período, que envolveram entre outros veículos de divulgação o Flash Mob, foi positivo e afirmaram ser esse o momento de maior aglomeração de pessoas em que o setor pode intervir.


Texto completo:

PDF

Referências


Todo Flash Mob inicia por um processo de comunicação em massa, onde um líder convida os interessados a se juntarem sempre em grupo, em um determinado local do espaço urbano e em prol de um só objetivo. (TRINDADE, 2008, p. 25-26).

Pampanelli (2004, p. 25) diz sobre Flash Mob ser “mobilizações relâmpagos cuja principal características é a reunião de pessoas em espaços físicos determinado em prol de causas semelhantes”.

São meios de entretenimento organizados por si mesmo. (...) Flash-mobbers estão criando ativamente sua própria diversão de maneira criativa ao invés de apenas comprar uma ficha, ficar na fila, e passivamente experimentar o “entretenimento enlatado” que lhes é vendido. Mais importante: Eles estão aprendendo como usar a internet e a comunicação móvel para organizar ações coletivas (RHEINGOLD, 2003, p.26).

É a sociedade que cria o clima, proporciona os meios e determina os objetivos e a orientação desse processo. O indivíduo educa-se sempre para determinada situação e, de certa maneira, por meio de uns tantos recursos técnicos, materiais humanos que a sociedade lhe prepara cuidadosamente. Neste sentido é que devemos falar nos aspectos sociais da educação, como processo social. (MENESES E RIBEIRO, 1985, p.8)

“não só a técnica, mas também uma participação interior, pois desta maneira elevamos o nosso espírito e educamos o nosso corpo. Seguindo este caminho, podemos alcançar um dos objetivos da arte: a comunicação com o público.” (BARBOSA, 1978, p. 10).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.