AINDA VALE À PENA LER MONTEIRO LOBATO?

Patricia Albuquerque de Campos Gomes

Resumo


Este artigo busca refletir sobre a leitura de textos literários na escola, e mais especificamente, refletir sobre a atualidade da obra de Monteiro Lobato com enfoque no livro Reinações de Narizinho. Muito se tem discutido sobre a defasagem da obra, como temas polêmicos – racismo, por exemplo – que algumas correntes tentam menosprezar e tirar da escola a literatura de Monteiro Lobato. Por isso, a pergunta que intitula este trabalho “Ainda vale à pena ler Monteiro Lobato?” é um convite para reafirmar e estimular novos leitores que ainda não conhecem sua obra. Será que a obra de Monteiro Lobato ainda é atual ou ficou no passado? Refletiremos ainda a importância da leitura do texto literário em sala de aula, bem como o que tem feito a literatura ser deixada de lado na escola em prol do pragmatismo que vem influenciando diretamente novas práticas no ensino de língua portuguesa. Como embasamento teórico, nos apropriamos de autores como Bertolucci (2009), Zilberman (1988), Belintane (2013) entre outros que discutem sobre a importância da literatura. Além disso, discutiremos também sobre a diferença de dois polos existentes a partir de uma obra: a literatura enquanto texto escrito e as adaptações feitas para as telas (de cinema, televisão etc.).

 


Texto completo:

PDF

Referências


BERTOLUCCI, Denise. In: LAJOLO, M. & CECCANTINI, J.L.(Orgs). Monteiro Lobato, livro a livro. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

BELINTANE, Claudemir. Oralidade e Alfabetização: uma nova abordagem da alfabetização e do letramento. São Paulo: Cortez, 2013.

RIBEIRO, Maria Augusta. In: CECCANTINI, J.L. & MARTHA, A.A.(Orgs). Monteiro Lobato e o leitor de hoje. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.

GERALDI, Wanderley. A aula como acontecimento. São Paulo: Ed. João e Pedro, 2015.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Ed. Globo, 2016.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura para todos. Literatura e Sociedade. São Paulo: USP. n 9, 2006.

ZILBERMAN, Regina (Org.) Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. 9ª ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.