IMAGINÁRIO DE AFETOS E AFECÇÕES: CORPO/MEMÓRIA GUARANI

Cristina rezende de campos

Resumo


Este artigo tem como objetivo o desenvolvimento do conceito corpo/memória, o qual designa a intensa conexão que sujeito e objeto adquirem quando o acontecimento se dá na relação entre elementos da natureza, sobrenatureza e cultura. Assume como fundamento o perspectivismo do antropólogo Viveiros de Castro, que na emergência das diferenças, apresenta a cosmologia indígena, segundo o qual o mundo é habitado por diferentes espécies de sujeitos ou pessoas, humanas e não-humanas, que o apreendem segundo pontos de vista distintos. Uma relação entre os modos pelos quais os diferentes tipos de corporalidade experimentam naturalmente o mundo como multiplicidade de afetos e afecções.

Palavras-chave: Guarani, perspectivismo, cosmologia, corpo/memória.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BERGSON, Henri. A memória ou os graus coexistentes da duração. In: _____. Memória e Vida. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 47-93.

BOURDIEU, Pierre. Raisons pratiques – sur la théorie de l’action. Trad.Marcos Alvito. Paris: Seuil, 1994.

CAMPOS, Cristina R., FRADE, Isabela. Corpo-objeto: do ritual à performance artística. In: XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Mudanças de paradigmas para a História da Arte no Brasil. Rio de Janeiro: CBHA/UERJ, 2008.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

_____. A onça e a diferença. Disponível em: . Acesso em: 20 de jun 2009.

_____. Encontros Eduardo Viveiros de Castros. SZTUTMAN, R. (org.). Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2007.

_____. Equívocos da Identidade. In: GONDAR, Jô, DODEBEI, Vera (Orgs.) O que é memória social? Rio de Janeiro: Contra Capa, 2005, p. 145-160.

_____. Um corpo fait de regards. In: BRETON, S. (org.). Qu’est-cequ’um corps? Paris: Flammarion, 2006.

CHAMORRO-ARGUELLO, C. G.. Os Guarani : sua trajetória e seu modo de ser. Cadernos Comin. São Leopoldo: Comin, n. 8, ago. 1999.

CLASTRES, Pierre. Arqueologia da violência – pesquisa de antropologia política. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

LAGROU, Els. A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Kaxinawa, Acre). Rio de Janeiro: Topbooks Editora e Distribuidora de Livros, 2007.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

LAZZARATO, Maurizio. La mémoire sociale: représentations et croyances). In: _____. Puissances de l’invention: La psychologie economique de Gabriel Tarde contre l’economie politique. Paris: Les Empecheurs de Penser Rond, 2002.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. Barcelona: Paidós, 1988.

MACHADO, A. Narrativas orais Guarani e teatro de bonecos: uma experiência com os agentes indígenas de saúde do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007.

MURA, Fabio. Mito de origem Guarani. In: Mitologia e rituais. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2009.

PISSOLATO, Elizabeth . A duração da pessoa: mobilidade, parentesco e xamanismo mbya-guarani. 1. ed. v. 1. São Paulo: Editora da Unesp, 2007.

TELLES, Lucilla Silva (coord. Editorial). Maino’ĩ rapé – Caminho da Sabedoria. Rio de Janeiro: IPHAN, CNFPC: UERJ, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.