THE ARTIST IS PRESENT: UMA EXPERIÊNCIA DE "REAL" INTERATIVIDADE?

Fátima Costa de Lima, José Ricardo Goulart

Resumo


O artigo interroga a experiência interativa entre performer e espectadores no trabalho The artist is present, de Marina Abramović. Para isso, analisa dois momentos em que aquilo que foi disposto como norma de participação é desrespeitado. Em um destes momentos, a iniciativa de rompimento das normas é da performer; em outro, de uma espectadora. Como base para o desenvolvimento do texto, utilizaremos o documentário homônimo, dirigido por Matthew Akers e Jeff Dupre. Teoricamente, o artigo se embasa em reflexões sobre a “experiência” de John Dewey e Walter Benjamin, assim como o conceito de “vivência” deste último autor.

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVIĆ, Marina. Documentário acompanha um ano na vida de Marina Abramović. In: O globo, Rio de Janeiro, 12 dez. 2012. Entrevista concedida a André Miranda. Disponível em . Acesso em 28 jun. 2015.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Obras escolhidas – I: Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994a.

______. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: Obras escolhidas – III: Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. Trad. José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994b.

______. Que é o teatro épico? Um estudo sobre Brecht. In: Obras escolhidas – I: Magia e técnica, arte e política. Trad. Sérgio Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994a.

BONFITTO, Matteo. Entre o ator e o performer: alteridades, presenças, ambivalências. São Paulo: Perspectiva, 2013.

DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do Futurismo ao presente. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

LIMA, João Gabriel. Itinerário do conceito de experiência na obra de Walter Benjamin. In: Princípios. Revista de Filosofia, Natal, v. 23, n. 33, p. 449-484, jan./jun. 2013.

Museum of Modern Art. Marina Abramović: The artist is present. [acesso em 20 jun. 2015]. Disponível em: http://www.moma.org/visit/calendar/exhibitions/965.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.