BLOGS: DO ESPAÇO-INFORMAÇÃO À INTERFACE CULTURAL

Noeli Batista dos Santos

Resumo


O objetivo deste artigo é compartilhar os sentidos produzidos no processo de interpretação das designações, manifestações e significações do objeto cultural blog, por meio da análise interpretativa dos resumos das dissertações e teses desenvolvidas no contexto das pós-graduações no Brasil, no período de 2005 a 2015. A consulta ao banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD teve como descritor o termo blog e, como filtro de busca, a opção “título", resultando em um total de 186 respostas. Na análise interpretativa das informações consultadas, os conceitos de espaço-informação e interface cultural situaram os blogs no contexto da cultura participativa, no sentido metafórico do “espelho de Alice”, em paradoxos de corpos midiatizados.


Texto completo:

PDF

Referências


CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DELEUZE, G. Lógica do Sentido. São Paulo: Perspectiva, 2011.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, H; et al. White paper on confronting the challenges of participatory Culture: Media Education for the 21st Century. London: Mit Press, 2009. Disponível em Acesso em 22out.2013.

JOHNSON, S. Interface culture: how the new technology trasforms the way we create and communicate. New York: Harper Edge, 1997.

LÉVY, P. O que é o virtual. São Paulo: Ed. 34, 1996.

MANOVICH, L. The language of new media. Cambridge: Mit Press, 2001.

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix. 1964.

NEGROPONTE, N. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.