DISCURSO, CORPO E IMAGENS DE SI E DO OUTRO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

Edna Silva Faria

Resumo


Sujeito, espaço e história estão intimamente ligados na constituição dos discursos, cujos sentidos são gerados a partir de contextos diferentes e se conectam a condições de produção diferentes. O texto midiático, atravessado por diversos discursos (didático, persuasivo, explicativo, feminista, dentre outros) instituídos em um dado momento histórico, apropria-se de temas de natureza heterogênea, construindo imagens de si - produto, empresa ou marca que representam e do público-alvo a que se destinam. O corpo, elemento recorrente no universo midiático, é objeto fundamental na incorporação das imagens. Empregando o método da revisão bibliográfica e de análise de corpus e fundamentando-se na perspectiva da Análise do Discurso francesa com o suporte de MAINGUENEAU (2008) e de Amossy (2010), este artigo objetiva analisar a construção do ethos discursivo em dois anúncios de refrigerantes da marca Coca-Cola, apresentando uma relação entre a imagem pré-construída e a incorporação de imagens, resultando no desdobramento do ethos no registro do visualmente mostrado, no que é enunciado, transformado em um meio de persuasão para conquistar a adesão do público consumidor.

Texto completo:

PDF

Referências


AMOSSY, R. (org.) Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 1. ed. 1a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética. Trad. de Antônio Pinto de Carvalho. s/d

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 13. ed. São Paulo: Editora HUCITEC, 2009.

BARONAS, R. L.(Org.). Análise do Discurso: problemáticas contemporâneas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009.

CHARAUDEAU, Patrick e MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. Coordenação da tradução Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2004.

FIORIN, J. L. Elementos de Análise do Discurso.14. ed. São Paulo: Contexto, 2009.

MAINGUENEAU, D. Cenas da Enunciação. Org. Sírio Possenti e Maria Cecília P. de Souza-e-Silva. Curitiba: CRIAR EDIÇÕES, 2006.

____________. A noção de ethos discursivo. In: MOTTA, A. R. e SALGADO, L. (Orgs.) Ethos discursivo. 1. ed. 1a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

____________. Doze conceitos em Análise do Discurso. Org. Sírio Possenti e Maria Cecília P. de Souza-e-Silva. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

MOTTA, A. R. e SALGADO, L. (Orgs.) Ethos discursivo. 1. ed. 1a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

PELLEGRIN, N. Corpo do comum, usos comuns do corpo. In: CORBIN, A.; COURTINE, J-J.; VIGARELLO, G (direção). História do corpo: da Renascença às Luzes. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Revista Época, 26 de fevereiro de 2011, no 667.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.