CORPO, VERDADE E PSICANÁLISE: O DISPOSITIVO DA SEXUALIDADE EM SEVENTEEN DE OE KENZABURO

Renan Kenji Sales Hayashi

Resumo


O presente resumo trata de uma análise de um conto do escrito japonês Oe Kenzaburo, tendo como motivação as questões do corpo, sexualidade e a produção de uma narrativa com verdades sobre si. Para tanto, empreendemos uma interpretação da obra com referências ao dispositivo foucaultiano, bem como a visão psicanalítica sobre a sexualidade e o corpo como lugar de práticas de veridição e dispersão do sujeito. Com o presente artigo desejamos tratar a questão atual sobre a intensa produção de verdade sobre o corpo e o sujeito, tendo a sexualidade como o lugar de encontro entre discursos, verdade e poder. 


Texto completo:

PDF

Referências


“A pele está começando a ficar de uma palidez sombria, típica de masturbadores habituais, pode ser que eu esteja andando pelas ruas e por toda a escola apregoando: sou onanista. Ao me verem, as pessoas talvez percebam de imediato que me masturbo habitualmente. Pode até ser que elas já tenham intuído e digam, [...] ‘olhem, este cara costuma fazer aquilo’. ” (OE, 2011[1961], p. 196);

“uma positividade e uma rede impessoal de atos, de regras, de relações” David-Ménard (2010, p. 322);

“[...] a sexualidade não existe fora de uma rede de enunciados ou de um conjunto de regras que a determinam e do qual fazem parte discursos como o da pastoral cristã, da medicina, da psicanálise [...]” Rosa (2015, p. 185);

“codificação clínica do fazer falar” (PRATA, 2011, p. 161).

OE, K. Seventeen, 1961 In: 14 contos de Kenzaburo Oe. Seleção e tradução de Leiko Gotoda e introdução de Arthur Dapieve. São Paulo: Companhia das Letras: 2011, pp. 193-239.

DAVID-MÉNARD, M. Um tratamento psicanalítico é um agenciamento deleuziano ou um dispositivo foucaultiano?. In: SIMANKE, R. T. et. al.. Filosofia da Psicanálise. São Carlos: EdUFSCAR, 2010.

PRATA, Maria Regina. Foucault com Freud: notas para uma leitura positiva do desejo na psicanálise. In: SOUZA, Pedro de; GOMES, Daniel de Oliveira. Foucault com outros nomes: lugares de enunciação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2009, pp. 155-166.

ROSA, Marluza Terezinha da. A incidência da verdade no discurso: notas para reler A vontade de saber. In: Linguagem em (dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 15, n. 1, p. 183-195, jan./abr. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.