Tecnomacumba: religiosidade e cultura na mídia

Carlos Henrique Oliveira Dias, Regina Rossetti

Resumo


Este artigo trata dos aspectos culturais da religiosidade de matriz africana projetados na mídia e a midiatização da fé na obra da cantora maranhense Rita Benneditto em seu box Tecnomacumba – A Tempo e Ao Vivo. Por se tratar de uma obra que permeia, além da música, o campo religioso, este trabalho visa apontar a relevância da musicalidade e de sua relação com a fé, principalmente nas religiões de matrizes africanas. Outro aspecto importante presente neste artigo é a conexão da música de Rita Benneditto com a Comunicação e com isso mostrar a relação com o experimentalismo e aspectos inovadores presentes na obra.


Texto completo:

PDF

Referências


CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4ª. ed., São Paulo: Edusp, 2013.

ECO, Umberto. “Experimentalismo y vanguardia”. In: La definición del arte. Barcelona: Martinez Roca, 1970, p. 233-240.

JANOTTI JUNIOR, Jeder. Música Popular Massiva e Gêneros Musicais: produção e consumo da canção na mídia. Comunicação, Mídia e Consumo. V. 3, p. 31-48, 2006.

PRANDI, Reginaldo. Música de fé, música de vida: a música sacra do candomblé e seu transbordamento na cultura popular brasileira. Segredos guardados: orixás na alma brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p.175-187.

VARGAS, Herom. Hibridismos musicais de Chico Science & Nação Zumbi. Cotia (SP): Ateliê Editorial, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.