A IDENTIDADE VISUAL DA WIKIPÉDIA LUSÓFONA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA SEMIÓTICA PEIRCEANA

Márcio José da Silva

Resumo


Neste trabalho apresentamos uma análise semiótica da peça publicitária que é utilizada para representar a identidade visual da Wikipédia lusófona. A fundamentação teórico-metodológica de nossa análise foi elaborada a partir da Teoria Semiótica de Charles S. Peirce. Na análise, consideramos não apenas os elementos gráficos e linguísticos que compõem a referida peça publicitária como também a historicidade de suas relações consigo mesma e com tudo aquilo que está (ou esteve) fora dela constituindo-a enquanto texto e produzindo efeitos de sentido para seus interpretantes diante de diferentes gestos de leitura. Como conclusão, destaca-se o fato de que a Wikipédia, apesar de propor um modelo mais democrático de produção, circulação e compartilhamento do conhecimento, também se inscreve num discurso capitalista no qual o conhecimento é tomado como um produto a ser (re)produzido e consumido continuamente em larga escala e numa velocidade impressionante.


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Referências


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PEIRCE, Charles, S. Semiótica. São Paulo: Pesrpectiva, 1977.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Ed. Thomson, 2002.

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