DE ESTUDANTE DE PEDAGOGIA A DOCENTE: PROCESSOS MEDIADOS POR TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Luciana Patricia Schumacher Eidelwein

Resumo


Este estudo realizado sob uma abordagem qualitativa de pesquisa está voltado ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na prática escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Como questão norteadora: “o processo formativo em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, vivenciado pelo educador em formação, influencia na promoção das tecnologias da informação e comunicação em seu planejamento e em sua prática pedagógica?”. Com o objetivo geral de compreender a questão proposta, delinearam-se os objetivos específicos: (a) analisar se o professor considera as tecnologias da informação e comunicação ao elaborar os planos de aulas; (b) conhecer as implicações do processo da utilização das multimídias em sala de aula; (c) observar a interatividade e produções das crianças. De início, faz-se uma breve descrição do uso das tecnologias da informação e comunicação e sua aplicabilidade na educação, bem como aborda algumas mudanças que vêm ocorrendo no processo da formação docente devido à utilização de TIC como ferramentas no processo de ensino aprendizagem. Na sequência, são apresentadas algumas reflexões sobre esse tipo de prática em uma turma do quarto ano do ensino fundamental. Obteve-se resultado positivo, tanto na realização dos planejamentos como na prática pedagógica utilizando as TIC.

Texto completo:

PDF

Referências


ABDALLA, Maria. F. B. A Pesquisa-ação como Instrumento de Análise e Avaliação de Prática Docente. Ensaio: avaliação de políticas públicas Educionais. Rio de Janeiro, v.13, n.48, p. 383-400, jul./set. 2005.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. 5.ed. São Paulo: Autores Associados, 2008.

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Qualitative Research for Education: An Introduction to. Theory and Methods. Boston: Allyn and Bacon, 1982.

BRASIL, Presidência da República. Casa Civil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em . Acesso: 02/07/11.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica: Ensino Fundamental de Nove anos: Passo a Passo do Processo de Implantação– 2ª Edição, Setembro de 2009. Disponível em . Acesso: 05/11/12.

HACK, J.R. NEGRI, F. Escola e Tecnologia: a capacitação docente como referencial para a mudança. Ciências & Cognição. 2010; Vol 15 (1): 089-099. Disponível em . Acesso em 16/02/13.

GIMENO SACRISTÁN, José. Conciencia y acción sobre la práctica como liberación profesional de los profesores. Barcelona: Universidade de Barcelona, 1990.

LEVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. (Coleção TRANS).

MARCELO GARCÍA, C. Formação de Professores: Para uma mudança educativa. Porto: Editora Porto, 1999. (Coleção Ciências da Educação – Século XXI).

MOODLE, Disponível em . Acesso em 05/11/12.

NÓVOA, Antonio. Entrevista para revista NOVA ESCOLA. Edicão 142, maio 2001. Disponível em . Acesso em 05/11/12.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon (NCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001).

ROCHA, Sinara Socorro Duarte. O uso do Computador na Educação: a Informática Educativa. Revista Espaço Acadêmico, nº 85, junho de 2008. Disponível Em: . Acesso em 15/03/13.

ZABALA, Antoni. A prática educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998


Apontamentos

  • Não há apontamentos.