CANÇÃO-POEMA: APRECIAÇÃO DE UM “NOVO” GÊNERO TEXTUAL NA SALA DE AULA

Rafael Batista Andrade

Resumo


Visa-se apresentar uma proposta de ensino do gênero textual canção-poema. A partir de estudos que apontaram a possibilidade de emergência desse "novo" gênero de discurso, defende-se que o seu ensino abarca o enlace entre apreciação estética, estudos científicos e práticas pedagógicas. Os pressupostos teóricos são os estudos sobre a canção-poema de Maria Bethânia (ANDRADE, 2015) e as pesquisas sobre gêneros de discurso de Bakhtin (2003), Marcuschi (2002) e Charaudeau (2012). Apresentam-se os critérios de seleção do gênero textual, os seus aspectos constitutivos e alguns exemplos de atividades. Espera-se que o trabalho contribua para reflexões e práticas sobre o ensino de gêneros textuais, particularmente daqueles cuja própria existência depende de investigações científicas, como é o caso da canção-poema de Maria Bethânia.     


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Referências


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