A multiplicidade e o ciberespaço: a divisão que multiplica a partir da visão estético-política de Rancière

Flaviane Flores Vieira de Magalhães

Resumo


A multiplicidade é a noção chave sobre a qual o presente artigo conecta o ciberespaço e a realidade política, mais especificamente sobre uma leitura crítica da democracia grega realizada por Jacques Rancière, em alguns de seus textos. As relações travadas entre estética e política propostas pelo autor também serão paulatinamente trazidas à discussão para tatear a sobreposição dessas percepções, enquanto manifestação de um território onde se percebe e se exerce a política na multiplicidade. O ciberespaço, tratado como imagem da realidade multiplicada tem ressaltado, na discussão, seu potencial de se tornar um instrumento tecnológico para o agir político.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTOUN, Henrique. Democracia, multidão e guerra no ciberespaço. In: PARENTE, André. (Org.). Tramas da Rede. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 209-237.

ANTOUN, Henrique; MALINI, Fábio. @ internet e # rua – ciberativismo e mobilização nas redes sociais. Porto Alegre: Sulina, 2013.

MALINI, Fábio. Um método perspectivista de análise de redes sociais: cartografando topologias e temporalidades em rede. XXV Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Goiás, Goiânia. Junho de 2016. Disponível em . Acesso em 2 jul. 2016.

RANCIÈRE, Jacques. Nas margens do político. Lisboa: KKYM, 2014.

_______ . O ódio à democracia. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.

_______ . A partilha do sensível. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

_______ . Sobre políticas estéticas. Barcelona: Servei de Publicacions de la Universitat Autónoma de Barcelona, 2005.

_______. O desentendimento. São Paulo: Editora 34, 1996.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RÜDIGER, Francisco. Introdução às teorias da cibercultura: perspectivas do pensamento tecnológico contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.