O CLUBE DE LEITURA COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES

Fernanda de Araújo Frambach

Resumo


Tendo em vista a potencialidade da literatura vivenciada a partir de uma abordagem dialógica, este artigo apresenta algumas considerações sobre propostas de espaços de socialização de leituras como estratégia para a formação de leitores. Apresenta ainda um breve relato da proposição desta ação com um grupo de professores mediadores de leitura no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini... [ET AL]. 7 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BRAGA, Regina Maria; SILVESTRE, Maria de Fátima Barros. Construindo o leitor competente: atividades de leitura interativa para a sala de aula. São Paulo: Peirópolis, 2002.

CANDIDO, A. O direito à Literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2000.

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

_______. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: contexto, 2014.

HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: EDUSP, 2005.

FAILLA, Z. (Org). Retratos da leitura no Brasil. 4 ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. Disponível em: http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf. Acesso em: 03 jan 2016.

PAIVA, A. et al. (Org.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – o jogo do livro. Belo Horizonte: Ceale, 2005.

PINHEIRO, A. S. Letramento Literário: da escola para o social e do social para a escola. In: GONÇALVES, A. V.; PINHEIRO, A. S. Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. Campinas: Mercado das Letras; Dourados: Editora da Universidade Federal de Dourados, 2011.

SILVA, E.T. da S. (org.). Leitura na Escola. São Paulo: Global Editora, 2008.

TARDIF, M. Saberes Docentes & Formação Profissional. 9.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.