O Potencial da produção de vídeo aulas de geometria

Raquel Silveira da Silva

Resumo


Neste trabalho nos utilizamos da experiência vivida com os estudantes do 7º ano de uma escola municipal, de Rio Grande/ RS/ Brasil para refletimos sobre o potencial pedagógico da produção de vídeo aula. Com o intuito de discutimos alguns conceitos geométricos, incentivar a pesquisa na Web 2.03, explorar o software editor de apresentações do Linux e o papel das vídeo aula no processo de ensino e aprendizagem, propomos aos estudantes a elaboração de vídeo aulas de geometria. O estudo é embasado na metodologia qualitativa e utilizamos um questionário para a produção dos dados. O estudo, evidenciou que a produção das vídeo aulas contribuíram para a produção de novas formas de interação entre os conceitos, os alunos e o cotidiano, e percebemos que o vídeo educacional combinado com outras mídias e outros recursos didáticos desenvolvem a criatividade, o aprender a pesquisar de forma crítica e responsável, os forma para a cidadania.


Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes,1982.

BOGDAN, R. & BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora,1994.

BORBA, M. C; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 3º ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 148 p,1998. Disponível em:. Acesso em: 12 jul. 2012.

DAMIS, O.T. Técnicas de Ensino: Novos tempos, novas configurações.-Campinas,SP, Papirus, 2006.

D’AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria a prática. – Campinas, SP: Papirus, 1996.

DORNELLES, L. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. Petrópolis: Vozes, 2005. (Coleção Infância e Educação).

GROSSECK, G; MARINHO, P. S; MALITA, L. Educação a distância baseada na Web 2.0: a emergência de uma Pedagogia 2.0. EDUCAÇÃO & LINGUAGEM • V. 12 • N. 19 • 111-123 JAN-JUN. 2009.

MATURANA. H. A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

MATURANA. H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Ed. Papirus, 12 ed, 2006.

PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001.

ROGENSKI, M.L.C; PEDROSO, S.M.D. O ensino da geometria na educação básica: realidade e possibilidades, 2014. Disponível em. Acesso em 3 jun de 2014.

RECUERO, R.Comunidades virtuais em redes sociais na internet: uma proposta de estudo. Porto Alegre: Sulina, 2009. (Coleção Cibercultura).

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.