A GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Victor Pereira de Sousa, Agda Cristina Valle, Rafael de Souza Dias

Resumo


No âmbito escolar deve-se buscar a pluralidade social e a inclusão dos alunos, de forma coesa, mantendo a integridade física, psicológica, pessoal e social dos educandos. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a educação inclusiva, focando na ciência geográfica, apresentando conceitos e aspectos que demonstram a importância da geografia na contribuição e compatibilização da educação inclusiva. Ao tratarmos o ensino de Geografia baseado em uma visão cultural, se tratando da inclusão das multiculturas no âmbito escolar, devemos refletir sobre o que a cultura em si traz para a compreensão dessa inclusão social que se busca no seio da Educação. A Geografia, dentro do processo educativo, seja ele formal ou informal, deve desenvolver-se mediante uma leitura prática que vincule o educando com a comunidade, conciliando valores e atividades que promovam um comportamento para a transformação dessa realidade. Ou seja, onde se desenvolvem práticas que tendem a modificar e reinventar a maneira de ser do grupo, casal, família, comunidade, trabalho e demais relações, a partir de uma realidade concreta e vivenciada.


Texto completo:

PDF

Referências


BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair. TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1999.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas-SP, v. 25, n.66, p. 227-247, 2005.

CANDAU, Vera Maria. Da Didática fundamental ao fundamental da Didática. In: ANDRÉ, Marli; OLIVEIRA, Maria Rita (orgs.) Alternativas do ensino de Didática. Campinas, Papirus, 1997.

FERNANDES, Edicléia Mascarenhas. Educação Especial Inclusiva. Fundação CECIERJ - Consórcio CEDERJ. Rio de Janeiro, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 26ª Edição. Editora Paz e Terra: São Paulo, 2003.

____________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 1967.

FOLQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases epistemológicas do conhecimento escolar. Artes Médicas: Porto Alegre, 1993.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1989.

MARQUES, Mario Osório. Conhecimento e modernidade em reconstrução. UNIJUÍ: Ijuí, 1993.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As Abordagens do Processo. Editora EPU. São Paulo, 1986.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Artigo 3, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 10dez.2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

REGO, Nelson. et al. Geografia e educação: geração de ambiências. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

RIO DE JANEIRO (Estado). Constituição (promulgada a 5 de outubro de 1989). Constituição do Estado do Rio de Janeiro – Unidade Federativa do Brasil. Niterói: Imprensa Oficial, 1989.

SANTOS, Ana Lúcia Cardoso dos Santos. GRUMBACH, Gilda Maria. Didática para Licenciaturas: Subsídios para a Prática de Ensino. Fundação CECIERJ - Consórcio CEDERJ: Rio de Janeiro, 2014.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. Ed. Contexto: São Paulo, 2006

VALLE, Bertha de Borja Reis do. COSTA, Marly de Abreu. Políticas Públicas em Educação: Volume 1. Fundação CECIERJ. Consórcio CEDERJ. Rio de Janeiro, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.