PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Elizângela da Silva Cely, José Henrique Henrique

Resumo


O planejamento docente constitui-se a atividade fundamental para o desenvolvimento eficiente do ensino e aprendizagem. Para o professor iniciante, o planejamento assume um papel ainda mais importante por garantir-lhe a pré-visualização de situações de aula, bem como ajudar a lidar com ambientes imprevisíveis. O professor iniciante vive um momento de transição, e a fase inicial da carreira está marcada pelo desejo de firmar-se na profissão. Este trabalho teve como objetivo analisar o planejamento de professores iniciantes de educação física, identificando as dificuldades previstas ao desenvolvimento do ensino, bem como as estratégias alternativas para solução desses problemas. A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo multicasos e foi realizada a partir de uma entrevista estruturada realizada a três professores iniciantes, antes das aulas investigadas. A transcrição das entrevistas foram objeto de análise de conteúdo. Os resultados indicam que o planejamento do professor iniciante apresenta relação com as características do estágio na carreira, face ao repertório de experiências e necessidades de socialização ocupacional no ambiente escolar. A pesquisa repercute no aprimoramento de projetos de formação de professores, visando antecipar experiências que permitam maior conforto aos professores durante a indução profissional.


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