O FOTOGRÁFICO NO DOCUMENTÁRIO BOCA DO LIXO: O OLHAR NOS DIZERES E NOS NÃO DIZERES DOS DESDITOS DA CIDADE

Ilka Oliveira Mota

Resumo


 

No presente artigo analisa-se o fotográfico no documentário Boca de Lixo, de Eduardo Coutinho. Para tal, apoiamo-nos no aparato teórico-metodológico da Análise de Discurso de cunho materialista, na interface com os estudos sobre fotografia. Parte-se do pressuposto que no aludido documentário o modo de textualização fotográfica (colagem, recortes, aproximação e afastamento da câmera, angulação, perspectiva etc.) concorre para o processo de assujeitamento. Ou seja, o modo de textualização contribui para a produção de certos efeitos fotográficos importantes os quais iremos analisar. Desse modo, respeitando as especificidades materiais de nosso objeto, procura-se lançar um olhar observador e não-conclusivo sobre o documentário em análise.




Texto completo:

PDF

Referências


AUMONT, Jacques. A Imagem. 5a. Ed. São Paulo, SP: Papirus, 2001.

BERNADET, Jean-Claude. O que é Cinema. São Paulo, SP: Nova Cultural/Brasiliense, 1985.

BOSI, Alfredo. Fenomenologia do Olhar. In: NOVAES, Adauto (Org.). São Paulo, SP: Cia das Letras, 1995.

GONÇALVES FILHO, José Moura. Olhar e Memória. In: NOVAES, Adauto (Org.). São Paulo, SP: Cia das Letras, 1995.

LEONE, Eduardo & MOURÃO, Maria Dora. Cinema e Montagem. São Paulo, SP: Ática, 1987.

MACHADO, Arlindo. A Arte do Vídeo. São Paulo, SP: Brasiliense, 1998.

_________________. A Ilusão Especular – introdução à fotografia. Brasiliense. São Paulo.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do Discurso - princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 1999.

__________________. A Leitura e os Leitores. São Paulo: Pontes, 1998.

__________________. A Linguagem e seu Funcionamento – as formas do discurso. 4a. Ed. São Paulo, SP: Pontes, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.