O SCREENCAST NO ENSINO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria De Lourdes Carneiro Alves

Resumo


Nos dias atuais, as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) têm invadido nossos ambientes escolares, sejam públicos ou privados. Nessa perspectiva, as instituições escolares, em alguns casos, vêm incorporando esses artefatos no cotidiano de sala de aula, tornando-os recursos motivadores do processo de ensino e aprendizagem. É nesse sentido que este texto apresenta um relato de experiência com o uso do screencast como recurso colaborativo para o ensino de educação infantil no que se refere ao ensino das ciências, em formato digital de videoaula, elaborado através de dispositivos e software gratuito, como Camtasia Studio e Bitimoji. Teve como metodologia analisar cinco momentos. No primeiro uma abordagem teórica do tema; seguiu-se com momento de elaboração do roteiro, com sequência da fala de acordo com conteúdo; logo após o momento de criação do aplicativo Bitmoji; e a montagem do screencast com utilização dos slides criados; e no quinto momento teve apresentação do vídeo na aula como trabalho final da disciplina Tecnologia da Educação e Comunicação e Pratica Docente. Teoricamente, o artigo se embasa em algumas reflexões sobre a “experiência” de CARVALHO e AGUIAR (2010), entre outros, tendo em vista, o desenvolvimento gradual das competências linguísticas e comunicativas das crianças ao nível da compreensão e da expressão oral. Os resultados apontaram para a importância de promover um ensino que ajude aos discentes a desenvolverem competências e habilidades necessárias para articular os conhecimentos de ciências com seu cotidiano. Dessa forma, com a aplicabilidade desta ferramenta nas escolas, norteia a muitos benefícios no desenvolvimento das crianças, sendo visível na melhoria da capacidade de articulação, de autoestima, criatividade, espírito crítico e vontade de fazer cada vez melhor.


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Referências


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