A IMAGEM DO CORPO EM PROPAGANDA, MODA E ARTE EM UMA ANÁLISE DO DISCURSO PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

Rosane da Conceição Pereira

Resumo


O tema principal neste artigo é que novos “realismos” da publicidade, literatura e fotografia em comunicação e cultura de massa são produzidos na sociedade do espetáculo fundamentada nos meios de comunicação audiovisuais, notadamente propagandas, oficiais ou não. Estuda-se o corpus empírico de propagandas impressas e o corpus do discurso publicitário, relacionado à moda e arte, bem como o sujeito de mercado (capitalista), consumidor do / pelo texto da mídia. Realiza-se o procedimento da análise do verbal (texto) e não verbal (imagem) desses corpora. Fundamenta-se na Análise do Discurso francesa, objetivando a imagem do corpo na propaganda, moda e arte para ensino de Comunicação no Brasil. Pode-se concluir que estéticas dos novos “realismos” implicam no “choque do real” que baliza a significação (publi-cidade em “Carne e Pedra”), com as incertezas da vida contemporânea entremeada pela realidade experienciada e pela ficção moldando a percepção (“Estrutura Ausente” da cidade) no Brasil e no mundo.

Palavras-chave: Análise do Discurso. Imagem do corpo. Propaganda. Moda. Arte.


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