APONTAMENTOS SOBRE A ARTICULAÇÃO DA MÚSICA NO TEXTO SINCRÉTICO

Mário Sérgio Teodoro da Silva Junior

Resumo


O presente trabalho se propõe a refletir, a partir de estudos diversos acerca do texto sincrético e da música na perspectiva da semiótica discursiva, como Monelle (1992), Dietrich (2008), Fiorin (2009), Tarasti (2012), Silva (2014) e Pietroforte (2015), o modo de estruturação e participação da música na significação no texto sincrético do cinema de animação da Walt Disney e a maneira como ela se relaciona com as outras linguagens. Selecionamos, para tanto, uma cena do filme Pocahontas (1995), que conta com o fundo musical composta pela trilha “Farewell” na íntegra. Notamos como é impossível pensar em uma significação estritamente musical em um ambiente sincrético, chegando à explicitação de processos próprios estabelecidos entre as linguagens que permitem a coesão do texto, sua unicidade de conteúdo e de expressão. Por outro lado, é evidente a necessidade do semioticista em lidar com as peculiaridades não apenas musicais, mas plásticas e de qualquer outra natureza formal ao trabalhar com um texto sincrético, buscando, da melhor maneira, manter-se atento à dimensão enunciativa, crucial para a significação em conjunto das linguagens.


Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, R. O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 1984.

CANDEIAS, D. L.; PIETROFORTE, A. V. Por uma proposta de análise do plano de expressão musical. In: PIETROFORTE, A. V. Tópicos de semiótica: modelos teóricos e aplicações. São Paulo: Annablume, 2008.

DAVIS, R. Complete guide to film scoring: the art and business of writing music for movies and TV. Boston: Barklee press. 1999

DIETRICH, P. Semiótica do discurso musical: uma discussão a partir das canções de Chico Buarque. 2008. 256f. Tese (Doutorado em Semiótica), Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

FIORIN, J. L. Para uma definição das linguagens sincréticas. In: OLIVEIRA, A. C.; TEIXEIRA, L. (orgs.) Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. p.15-40.

FLOCH, J.M. Sémiotique, marketing et communication. 2º ed. Paris: PUF, 1995.

FONTANILLE, J. Une sémiotique du son? Remarques sur la constituition d’un plan d’immanence. Actes sémiotiques. 2010, nº13. Disponível em: Acesso em: 25/05/2015.

GABLER, N. Walt Disney: o triunfo da imaginação americana. Trad. Ana Maria Mandim. São Paulo: Novo Século, 2009.

GREIMAS, A. J ; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. Tradução de Alceu Dias Lima et al. 2ª ed. São Paulo: Cultrix, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.