ROBÓTICA EDUCACIONAL - ITINERÂNCIAS CIENTÍFICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Andréa Karla Ferreira Nunes, Fabiana de Oliveira Andrade

Resumo


As tecnologias educacionais oportunizam formas de aprendizagens, que ultrapassam os muros do colégio e disponibilizam como dito por Freire-Maia (1995) um estreitamento entre o saber e o fazer. É preciso ir além de uma alfabetização científica que visa o conhecimento apenas como disciplina, faz-se necessário entender a ciência como processo que deve ser ensinada desde a mais tenra idade. Assim, o presente artigo, que tem o objetivo de evidenciar as contribuições da Robótica Educacional – RE, como recurso para a promoção de experiências científicas, apresenta um relato de experiência de um grupo de estudantes do 6º ao 8º anos do Ensino Fundamental, de uma escola da rede privada da cidade de Aracaju/SE, durante evento científico. No que concerne a sua estrutura metodológica, apresenta-se como um estudo de natureza qualitativa e abordagem descritiva, e, para configurar os resultados alcançados, utiliza-se de entrevista semiestruturada. As análises das entrevistas permitiram visualizar prováveis habilidades que direcionam estudantes a pensar e fazer ciência.

 


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Referências


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