FOTO ZATZ: INCURSÃO À FÁBRICA DE FACES

Paulo Roberto de Carvalho Barbosa de Carvalho Barbosa

Resumo


O presente artigo focaliza o percurso do estúdio Foto Zatz, um dos pontos de fotografia mais antigos de Belo Horizonte. Busca-se compreender como se deu a trajetória do estúdio, desde os anos de sua fundação até os dias atuais. Sendo o retrato a especialidade do Zatz, estudou-se o modo pelo qual o gênero foi adotado na casa, com ênfase nas técnicas e nas convenções em que se apoiou o estúdio para confeccionar suas imagens. O artigo conclui-se verificando a continuidade do Foto Zatz, mesmo com as novas regras de identificação ora em curso. Assim como segue robusto, também, o uso do retrato, seja para usos públicos, seja para usos privados.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ARROYO, Michele Abreu e SOUZA, Françoise Jean de Oliveira. Fotógrafos lambe-lambe: retratos do ofício em Belo Horizonte. Belo Horizonte, Fundação Municipal de Cultura, Dir. Patrimônio Cultural: 2011.

ARRUDA, Rogério Pereira de. O ofício da fotografia em Minas Gerais no século XIX (1845-1900). Belo Horizonte, edição do autor: 2013.

AUN, Miguel Ricardo. Programa de História Oral – Centro de Estudos Mineiros da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 09 de maio, 2006. Entrevista a Maria Eliza Borges e Tibério França.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro, Nova Fronteira: 1984.

CAMPOS, Luana Carla Martins. A fotografia em Belo Horizonte (1894-1939): um retrato da prática profissional de imigrantes italianos. Comunicação apresentada no V Seminário Imigração Italiana em Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

DAMATTA, R. “A mão visível do Estado: notas sobre o significado cultural dos documentos na sociedade brasileira.” Anuário Antropológico, n. 99, p. 3764, 2002.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas, Editora Papirus: 1993.

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais. Uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte, Editora UFMG: 2004.

FLORES, Laura González, Fotografia e pintura: dois meios diferentes? São Paulo: Martins Fontes: 2011.

FONTCUBERTA, Joan. A câmera de Pandora – A fotografia depois da fotografia. São Paulo, Editora Gustavo Gili: 2012.

GUNNING, Tom. “O retrato do corpo humano: a fotografia, os detetives e os primórdios do cinema”, in: CHARNEY, Leo e SCHWARTZ, Vanessa (orgs.), O cinema e a invenção da vida moderna, 2004, São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

LISSOVSKY, Maurício. Pausas do destino - teoria, arte e história da fotografia. Rio de Janeiro, Mauada X: 2014.

___________________. Guia prático das fotografias sem pressa. In Retratos modernos, Brasília, Arquivo Nacional: 2005, http://www.an.gov.br/retratosmodernos/portugues.html. Acesso em: 25/06/2016.

PEIRANO, Mariza. O paradoxo dos documentos de identidade: relato de uma experiência nos Estados Unidos. Revista Horizontes antropológicos, vol.15, nº.32 Porto Alegre, 2009.

HARRAZIM, Dorrit. O instante certo. São Paulo, Cia. das Letras: 2016.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona, Editorial Gustavo Gili: 2013.

ZATZ, Eduardo Berel. Inédito. Belo Horizonte, Brasil. 19 jan. 2017. Áudio digital. Entrevista concedida a Paulo Roberto de Carvalho Barbosa, Ana Paula Silva, Wesley Viana Massena e Gabriel da Silva Dias.

Consulta à internet

“Retratos”, in: Brasiliana Fotográfica, http://brasilianafotografica.bn.br/?p=147. Acesso em: 24/05/2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.