LETRAMENTO DIGITAL E SUAS INTERFACES NO ENSINO DE LÍNGUAS

Zuleica Aparecida Cabral, Mariele Aparecida Michalski

Resumo


Diante da chegada da era digital e das transformações que ela ocasionou em várias esferas sociais, sendo uma delas a educação, busca-se a partir do presente trabalho compreender qual a relevância do letramento digital no ensino de línguas, pois assim como as novas tecnologias intervém no âmbito social, há uma necessidade desses indivíduos pertencentes ao meio, saberem dominar essa tecnologia de forma que se construam sentidos em suas práticas de uso cotidianas. O aporte teórico utilizado para fundamentar essa pesquisa é baseado em autores como: Soares (2002), Gómez (2015), Coscarelli (2011), Barton (2015), Rojo (2013), dentre outros. Nesse sentido, essa pesquisa surgiu a partir do interesse em se observar como transcorre a questão das tecnologias no ambiente educacional, focando no ensino de línguas e na utilização da leitura e da escrita no ambiente digital. Talvez, ainda persistimos em uma cultura voltada para o tradicionalismo ausente de inovações, o que tende a tornar a educação defasada e seus alunos, na questão tecnológica, iletrados digitais. Portanto, por meio dessa pesquisa, buscamos analisar o letramento digital e a posição do professor sob o tema, mostrando a sua relevância no ensino de línguas hoje.

Palavras-chave: Letramento digital. Leitura/escrita. Ensino de línguas.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Marilete Terezinha Marqueti De. A identidade do professor que utiliza as tecnologias e mídias digitais na sua prática pedagógica. Curitiba: 2015.

BARTON, David. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução: Milton Camargo Mota. 1°edição. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BRITO, PURIFICAÇÃO. Glaucia da Silva, Ivonelia Da. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. Curitiba: Revista Atual, 2008.

COSCARELLI, Carla Viana. A informática na escola. FALE/UFMG: Belo Horizonte, 2002.

FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Belo Horizonte: Educação em revista, 2010.

GÓMEZ, Angel l. Pérez. Educação na era digital: A escola educativa. Porto Alegre: Penso 2015.

KALINKE, Marco Aurélio. Para não ser um professor do século passado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus, 2007.

MORAN, José. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Papirus, 2013.

XAVIER, Antônio Carlos dos Santos. Letramento digital e ensino. UFPE. Disponível em: www.scielo.com, acesso em: 10 de agosto, 2016.

XAVIER, Carlos Antônio. As Tecnologias e a aprendizagem (re) construcionista no Século XXI. Parábola Editorial, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.