STOP MOTION COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LE – ESPANHOL: UMA ABORDAGEM VOLTADA PARA OS CONTOS DE FADAS

Mariele Aparecida Michalski

Resumo


Diante do vasto universo tecnológico no qual estamos inseridos atualmente, percebemos o quanto as novas tecnologias se inserem expansivamente em várias esferas de nossa sociedade, dentre elas, a educação. Assim, busca-se no presente trabalho compreender a relevância da utilização do Stop motion no ensino de LE-Espanhol pela perspectiva dos contos de fadas. O aporte teórico utilizado para fundamentar essa pesquisa é baseado em autores como: Silva (2007), Santos (2015), Souza (2015), Barbosa (2013), dentre outros. Nesse sentido, essa pesquisa surgiu a partir do interesse em se observar como transcorre a questão das tecnologias no ambiente educacional, focando no ensino de LE-Espanhol, pois percebemos o quanto os alunos se interessam por atividades que incluem e envolvem tecnologias, porém, percebemos que o ensino nem sempre acompanha as transformações que decorrem na sociedade. Talvez, ainda persistimos em uma cultura voltada para o tradicionalismo ausente de inovações, o que tende a tornar a educação defasada e monótona. Dessa forma, buscamos com essa pesquisa, apresentar a importância da utilização das novas tecnologias no ensino de LE, analisando a relevância do stop motion como ferramenta de ensino para trabalhar o conteúdo: contos de fadas nas aulas de LE-Espanhol. Palavras-chave: Tecnologia. Stop motion. Conto de fadas. Ensino de LE-Espanhol.


Texto completo:

PDF

Referências


SOUZA, Maria Thereza Costa Coelho de. Valorizações afetivas nas representações de contos de fadas: um olhar Piagetiano. São Paulo: Boletim de psicologia, 2005.

RIBEIRO, Ana Elisa (Org.)... [etal]. Linguagem, tecnologia e educação. São Paulo: Peirópolis, 2010.

GÓMEZ, Angel l. Pérez. Educação na era digital: A escola educativa. Porto Alegre: Penso 2015.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 1989.

KAUARK, MANHÃES, MEDEIROS. Fabiana da Silva, Fernanda Castro, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Bahia: Via Litterarum, 2010.

PAVIANI, FONTANA. Neires Maria Soldatelli, Niura Maris. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. 2009. Disponível em: www.ucs.br. Acesso em: 20 de novembro, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.