WAYBACK MACHINE: INTERFACES ENTRE A PRODUÇÃO DE MEMÓRIA E A PRODUÇÃO DE PRESENÇA

Juracy Oliveira

Resumo


Pensar a memória da Web através das noções de arquivo e de interface consiste em fazer um recuo à raiz desses dois elementos: a arte da memória, uma técnica pautada na elaboração mental espacializada da memória. Entendendo que tal função de espacialização mnemônica desagua no objeto do presente artigo, o Wayback Machine, uma interface de memória que remete às construções arquitetônicas da arte supracitada ao criar um espaço informacional navegável para a performance rememorativa de websites arquivados, temos como objetivo realizar uma escavação na página oficial do brinquedo LEGO, usando como embasamento a teoria das “materialidades da comunicação”, posto que essa experiência com o passado produz mais efeitos de presença do que significados. Assim, analisamos a “presentificação” da memória a partir de três elementos: arquitetura, imersão e navegação.

Texto completo:

PDF

Referências


CICERO. De oratore: books 1-2. Cambridge: Harvard University Press, 1967.

COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos: memória social e cultura eletrônica. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.

ERNST, Wolfgang. Digital memory and the archive. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013.

FELINTO, Erick. ‘Materialidades da Comunicação’: por um novo lugar da matéria na teoria da comunicação. Ciberlegenda, n. 05, jan. 2001.

______; PEREIRA, Vinicius. A vida dos objetos: um diálogo com o pensamento das materialidades. Contemporanea, v. 3, n. 1, p. 75-94, jan.-jun. 2005.

FISCHER, Gustavo. Do audiovisual confinado às audiovisualidades soterradas em interfaces enunciadoras de memória. In: KILPP, Suzana et al. Tecnocultura audiovisual: temas, metodologias e questões de pesquisa. Porto Alegre: Sulina, 2015.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. In 1926: living at the edge of time. Cambridge: Harvard University Press, 1997.

______. Production of presence: what meaning cannot convey. Stanford: Stanford University Press, 2004.

JOHNSON, Steven. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

LEÃO, Lúcia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Editora Iluminuras, 2005.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 2001.

MCPHERSON, Tara. Reload: liveness, mobility and the web. In: CHUN, Wendy; KEENAN, Thomas. New media, old media. New York: Routledge, 2006.

PEREIRA, Vinicius. Estendendo McLuhan: da aldeia à teia global - comunicação, memória e tecnologia. Porto Alegre: Sulina, 2011.

______. Linguagens midiáticas, entretenimento e multissensorialidade na cultura digital. In: REGIS, Fátima et al. Tecnologias de comunicação e cognição. Porto Alegre: Sulina, 2012.

PFEIFFER, K. Ludwig. The materiality of communication. In: GUMBRECHT, Hans Ulrich; ______. Materialities of communication. Stanford: Stanford University Press, 1994.

SOBCHACK, Vivian. The scene of the screen: envisioning cinematic and “electronic” presence. In: GUMBRECHT, Hans Ulrich; PFEIFFER, K. Ludwig. Materialities of communication. Stanford: Stanford University Press, 1994.

YATES, Frances. The art of memory. London: Routledge, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.