JOGO ROLE PLAYING GAME DIGITAL- RPG: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Bianca e Silva Cardoso, Rita Cristina C. de A. Santiago

Resumo


Discute-se sobre a aplicação do instrumento tecnológico Role Playing Game Digital-RPG para o ensino de História, como uma proposta inovadora aos métodos de ensino. O RPG tem sido objeto de estudo de pesquisas voltadas para estabelecimento de sua funcionalidade como ferramenta educacional e de construção interdisciplinar do conhecimento, com vistas à solução de problemas socioeducacionais. Busca-se, neste artigo, a construção de uma possibilidade tecnológica para o ensino de História, engajado no reforço dos conceitos apreendidos na sala de aula, por estudantes da educação básica e, em especial, que se estimule o ensino-aprendizagem desse componente curricular entre os estudantes baianos. Nessa perspectiva, busca-se um ensino de História capaz de engajar o aprendiz na práxis e contexto histórico de sua coletividade, considerando-se a pluriculturalidade, e que fomente o pensamento reflexivo dos sujeitos como agentes no processo de construção do conhecimento histórico e não apenas receptores de conceitos prontos. Dessa forma, associaremos o lúdico da interpretação de papéis do jogo RPG ao ensino da História, criando-se estratégias possíveis à sobrevivência dos personagens do jogo, ao mesmo tempo em que aprendem acerca do(s) processo(s) histórico(s) subjacente(s).

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 20 nov.2015.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006. 203 p.

BOURDIEU, P. A Escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. Escritos de Educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

CABALERO, Sueli da Silva Xavier (org.). RPG by Moodle. Salvador: Universidade do Estado da Bahia Editora. 2012.

EDELSON, D. C. (2002). Design Research: What we learn when we engage in design. Journal of the Learning Sciences, 11(1), 105-121. Disponível em: http://www.cs.uic.edu/i523/edelson.pdf. Acesso em: 25 maio 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIDDENS, Anthony. As Consequências da modernidade. Trad. Raul Fiker. São Paulo: UNESP, 1991.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro. v. 16 n. 47, maio-ago. 2011.

LIBÂNEO, José. Democratização da escola pública. São Paulo: Loyola, 1986.

MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues. Tecnologias de aprendizagem em rede e ensino de História: utilizando comunidades de aprendizagem e hipercomposição. Brasília: Líber, 2006.

SANTOS, Aline de Assis. Ancestralidade e História no Recôncavo Baiano: construção do conhecimento ancestral no povoado de São Braz em Santo Amaro. 2014. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador. 2014.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O Saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.