PROJETO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL BASEADO NA METODOLOGIA DE TRILHAS DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA PARA APOIAR A TRIADE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO EM UMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR

SIMONE CHRISTINA REBELLO BARROS, CLAUDIA ANTUNES RUAS GUIMARÃES, Ricardo Marciano dos Santos

Resumo


Este artigo discute a experiência de um projeto criado por uma IES do Estado do Rio de Janeiro, sobre a implantação de um curso de pós-graduação lato sensu na modalidade de Educação a Distância, utilizando a plataforma Moodle.  Seu diferencial, está embasado na metodologia, que contempla a articulação de temas propostos a partir de eixos temáticos estruturantes organizados em módulos, que constituem as unidades de aprendizagem, que foram por sua vez, caracterizadas no projeto como Trilhas de Aprendizagem.  Apresentamos aqui as etapas, estruturação e organização do projeto, bem como as ações e os procedimentos, visando a implementação e gestão do curso.  Destacamos que uma das etapas consistiu na avaliação do projeto pelo Ministério da Educação, tendo sido avaliado com sucesso.


Texto completo:

PDF

Referências


BAUDRILLARD, J. A transparência do Mal. Papirus Editora. São Paulo, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1987

LÉVY, P. O que é o virtual. Editora 34. São Paulo, 1996

PEREIRA, V. A. Multimídia Computacional. Visual Books. Florianópolis/SC, 2001

PRADO, Ricardo apud. 2002. Ensino à Distância. Nova Escola On-line. Ed. 155. Setembro, Disponível em . Acesso em 25mar2017.

SFEZ, L. As tecnologias do espírito. In: MARTINS, Francisco M. e SILVA, Juremir M. (orgs.). 1998. Para navegar no século 21 - tecnologias do imaginário e cibercultura. Sulina/Edipucrs. Porto Alegre.

TOZONI-REIS, M. F. de C. 2006. Temas ambientais como “ temas geradores”: contribuição para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar em Revista, n.27, p. 93-110. Disponível em. Acesso em 25mar2017.

VIRILIO, P. O Espaço crítico. Tradução Paulo Roberto Pires. 1. ed.: Editora 34. Rio de Janeiro, 1993


Apontamentos

  • Não há apontamentos.