MINERAÇÃO DE TEXTOS: CONFLUÊNCIA DE SABERES NA BUSCA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS

Daniel Costa Vianna Mucciolo

Resumo


Este trabalho tem o intuito de apresentar as potencialidades do campo da mineração de textos, uma área que se utiliza de ferramentas para processar bancos de dados textuais com o intuito de produzir conhecimentos. Esta disciplina vem avançado bastante nos últimos anos graças aos avanços tecnológicos e dos mecanismos de análise e processamento dos computadores, aliado a isso, estamos vivendo uma era em que a produção de dados digitais é extremamente volumosa. E por último, o desenvolvimento desse campo é marcado pelo esforço congruente de pesquisadores de várias áreas de saber, como por exemplo, a tecnologia da informação, estatística, linguística, cognição e outras, que se empenham para formação de um campo que se dedique a produção de conhecimento através de análises de fontes textuais.


Texto completo:

PDF

Referências


ARANHA, C.; PASSOS, E. A Tecnologia de Mineração de Textos. In: RESI-Revista Elerônica de Sistemas de Informação, FAECLA, Campo Largo, Paraná, Nº2, 2006.

BEZERRA, C. A.; GUIMARÃES, A. J.R. Mineração de texto aplicada às publicações científicas sobre gestão do conhecimento no período de 2003 a 2012. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n. 2, p. 131-146, 2014.

BICALHO, L, OLIVEIRA, M. Aspectos conceituais da transdisciplinaridade e a pesquisa em ciência da informação. Informação e sociedade: estudos, João Pessoa, v. 21, n. 2, p. 87-102, maio/ago. 2011.

BIRD, S.; KLEIN, E.; LOPER, E. Natural language processing with Python: analyzing text with the Natural Language Toolkit. Sebastopol: O’Reilly, 2009.

KUMAR, V.; STEINBACH, M.; TAN P.N. Introdução ao data mining: mineração de dados. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2009.

MAYER-SCHONBERGER, V.; CUKIER, K.. Big data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

PINHEIRO, C. Inteligência analítica – mineração de dados e descoberta de conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.

QUILICI-GONZALEZ, J. A., ZAMPIROLLI, F. A. Sistemas Inteligentes e Mineração de Dados. Santo André: Triunfal Gráfica e Editora, 2014.

Figura 1 – GOOGLE. Imagem adaptada de pesquisa realizada na ferramenta Ngram Viewer. Em: . Acesso em 10 agosto de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.