O CONTRIBUTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO HÍBRIDO: O ROMPIMENTO DAS FRONTEIRAS ESPAÇO-TEMPORAIS HISTORICAMENTE ESTABELECIDAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO

João Batista da Silva

Resumo


O avanço e a democratização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) provocaram mudanças comportamentais radicais na sociedade. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo discutir sobre as implicações dessas mudanças no ensino, e refletir sobre as tendências educacionais contemporâneas, dentre elas o ensino híbrido. Para consubstanciar esta pesquisa, centrada num interesse científico, foi realizado o estado da arte. Indo além de uma perspectiva instrumentalista, o trabalho discute sobre o papel da escola e dos professores frente as tais mudanças. Ademais, é ressaltada a importância do ensino tradicional, suas limitações e a necessidade de mudança para atender as demandas dos alunos contemporâneos.  Os resultados mostram que o modelo de ensino híbrido, se for bem planejado, é uma das alternativas viáveis para contribuir no atendimento das demandas educacionais contemporâneas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.