ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E LETRAMENTO DIGITAL: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES EM SITES GRATUITOS DE IDIOMAS

Evelynne Marinho Amorim, Samuel Carvalho Lima

Resumo


Considerando o potencial do uso das tecnologias digitais, este artigo tem por objetivo examinar as atividades propostas para o ensino-aprendizagem da língua inglesa através da mediação de sites disponíveis na internet. Tendo em vista a perspectiva do letramento digital (WARSCHAUER, 1996; SNYDER, 1999; SOARES, 2002; ARAÚJO, 2009; XAVIER, 2002; 2011), categorizamos os tipos de tecnologias que são utilizadas para realizar a oferta de ensino prometida. Dos 03 sites para o ensino de língua inglesa selecionados, foram coletadas 15 atividades, 05 de cada um, para análise com enfoque nas tecnologias empregadas. Os resultados revelam que há pouca variedade de atividades e que são poucos os recursos tecnológicos usados nas propostas de atividades no intuito de dinamizar a aprendizagem de seus usuários, resultando em uma restrição do uso do potencial das tecnologias pelos sites analisados. 


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Referências


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