UMA PROPOSTA PARA CRIAÇÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS UTILIZANDO MÉTODOS E TÉCNICAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E T.I.

ANTONIO CARLOS BENTO

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta para a criação de artigos acadêmicos utilizando métodos e técnicas de Gestão Estratégica de Negócios e Tecnologia da Informação, com a experiência obtida por meio de uma vivência acadêmica e pessoal, após identificar as dificuldades de aluno. O processo de avaliação em cursos oferecidos por universidades, nos quais são utilizados trabalhos de conclusões de cursos, tendo como forma de avaliação para obtenção do título, é o principal foco deste trabalho, deverão ser apresentadas algumas das técnicas mais comuns para melhoria de qualidade e gestão estratégica, que podem ser utilizadas em trabalhos acadêmicos. Observando-se autores atuais do mercado, identificando os pontos que poderão servir de base e de acompanhamento dos resultados, fazendo uma comparação com os dados obtidos com os diferentes modelos e suas aplicações. O desenvolvimento deste trabalho utiliza os modelos e exemplos apresentados pelos autores que foram fonte de estudo possuindo referências acadêmicas, sendo selecionados pelo fato de utilizarem uma abordagem voltada para a estratégia de negócios.

Palavras-chave: Artigo; Estratégia; Método; Gestão; Tecnologia 


Texto completo:

PDF

Referências


Principais:

GOTTARDO, Ernani, KESTNER, Celso Antonio Alves, NORONHA, Robinson Vida. Estimativa de Desempenho Acadêmico de Estudantes: Análise da Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados em Cursos a Distância. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 22, Número 1, 2014.

LAKATOS, Eva; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Cientifica. Ed. Atlas, 7ª Edição, 2010. ISBN: 8522457581.

PALUDO, Agostinho Vicente. Administração Pública - Teorias e mais de 500 questões. Ed. Elsevier, Rio de Janeiro. 2010. ISBN: 978-85-352-3875-4.

LISBÔA, Maria da Graça Portela, GODOY, Leoni Pentiado. Aplicação do Método 5W2H no Processo Produtivo do Produto: A Jóia. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Florianópolis, SC, Brasil, v. 4, n. 7, p. 32-47, Artigo, 2012.

SILVA, Cassandra Ribeiro de O. Metodologia e Organização do Projeto de Pesquisa – Guia Prático. Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará. Ed. da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. Ceará. 2004.

SILVA, Andréia Aparecida, DA SILVA, Natália Salmont, BARBOSA, Valéria de Almeida, HENRIQUE, Marcelo Rabelo, BAPTISTA, José Abel. A Utilização da Matriz Swot como Ferramenta Estratégica – um Estudo de Caso em uma Escola de Idioma de São Paulo. XI SEGET (Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia). Gestão do conhecimento para a Sociedade. Artigo. 2011.

VARGAS, Ricardo. Manual Prático do Plano do Projeto - 5ª Edição: Utilizando o PMBOK Guide. Ed. Brasport, Rio de Janeiro, 2014. ISBN: 978-85-7452-680-5.

VIEIRA, Ana Elisa Ribeiro, BREZOLIN, Ligia Maria Teixeira de Faria, ALVARELI, Vieira Gomes Alvareli. Benefícios do Uso da Tecnologia da Informação no Desempenho Empresarial. Artigo. Janus, Vol. 7, No 11, 2010.

Adicionais:

ANDRADE, Maria Margarida de. Como Preparar Trabalhos para Cursos de Pós-graduação. São Paulo: Atlas, 1997.

BARROS, Aidil J. da Silveira; LEHFELD, Neide A. de Souza. Fundamentos de Metodologia Científica, um Guia Básico para a Iniciação Científica. 2. ed. amp. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1986.

RAMPAZZO, L. Metodologia Cientifica – Para Alunos do Curso de Graduação e Pós-graduação. 3º ed. São Paulo: Loyola, 2005.

REZENDE, D. A. Planejamento de Sistemas de Informação e Informática: Guia Prático para Planejar a Tecnologia da Informação Integrada ao Planejamento Estratégico das Organizações. 3º ed. São Paulo: Atlas S.A., 2008.

RUSSEL, Stuart; NORVIG, Peter. “Artificial Intelligence – A Modern Approach”. 3ª ed. Pearson Education Inc. Prentice Hall. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.