Dançando na universidade: Categorias nativas teoria e prática em tensão

Luciane Moreau Coccaro

Resumo


Este artigo propõe analisar como se consolida a profissionalização da dança via ensino superior, entendendo-a como um processo de academização que foi estruturado segundo dois princípios de classificação: a teoria e a prática. A investigação foca na pesquisa das representações dos docentes e/ou coordenadores de curso sobre os significados por eles atribuídos à teoria e à prática no ensino da dança em nível superior. O universo de pesquisa é composto por quatro instituições de ensino superior que oferecem graduações em Dança: UFBA, UFRJ, UNICAMP e Faculdade Angel Vianna.


Texto completo:

PDF

Referências


BERNSTEIN, Basil. Poder, educación y conciencia: sociologia de la Transmisión Cultural. Santiago: Cide, 1988.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

_______________ . As regras da arte. São Paulo: Cia das Letras, 1996a.

_______________ . Razões práticas sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus,1996b.

_______________ . Esboço de uma teoria da prática: precedido de três estudos de etnologia cabila. São Paulo: Celta Editora, 2002.

_______________. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

_______________ . A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

DURKHEIM, E. Regras do Método Sociológico. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1971.

ESCUDERO, María Carolina. Cuerpo y Danza: una articulación desde la educación corporal. (Tesis) Para el grado de Magíster en Educación Corporal. Universidad Nacional De La Plata, Argentina, 2013.

FREIDSON Eliot, CHAMBOREDON Jean-Claude, MENGER Pierre-Michel. Les professions artistiques comme défi à l'analyse sociologique. In: Revue française de sociologie. 27-3. Sociologie de l'art et de la littérature. pp. 431-443, 1986.

FREIDSON, Eliot. Para uma análise comparada das profissões: a institucionalização do discurso e do conhecimento formais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n.31, ano 11, pp. 141-154, 1996.

_____________. O renascimento do profissionalismo. São Paulo, EDUSP, 1988.

_____________. Profissão médica: um estudo de sociologia do conhecimento aplicado. São Paulo: UNESP; Porto Alegre, RS: Sindicato dos médicos, 2009.

GRIPP, Glícia & BARBOSA, Maria Lígia. A sociologia da educação superior: ensaio de mapeamento do campo. In: Ensino superior: expansão e democratização. Rio de Janeiro: 7 Letras, p. 19 – 50, 2014.

GUARESCHI, Pedrinho. Representações sociais e ideologia (Social Representations and Ideology). Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, p. 33-46, jan. 2000. ISSN 2178-4582. Disponível em: . Acesso em: 21 abr. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.5007/24122.

LARSON, Magali S. The Rise of Professionalism. Berkeley: University of California Press, 1977.

MAUSS, Marcel. As técnicas Corporais. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

MORA, Ana Sabrina (2011) El cuerpo en la danza desde la antropología. Prácticas, representaciones y experiencias durante la formación en danzas clásicas, danza contemporánea y expresión corporal. Tesis de Doctorado, año 2011. Repositorio Institucional Central de la UNLP (SeDiCI); disponible desde el 11/6/13 en: http://hdl.handle.net/10915/27179

MOSCOVICI, Serge. Des représentations collectives aux représentations Sociales. In: JODELET, D.(Ed.). Les représentations Sociales. Paris: PUF, 1989.

SAUTCHUK, Carlos Emanuel. Aprendizagem como gênese: prática, skill e individuação. In: Revista Horizontes Antropológicos, vol. 21, n. 44, RS, UFRGS, p. 109-139, 2015.

STARR, Paul. La transformación social de la medicina en los Estados Unidos de América. México: Biblioteca de la Salud, 1982.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.