UMA TRAVESSIA SOBRE OS MATA BURROS: UM OLHAR SOBRE O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO RURAL

Helaine Silva Borges

Resumo


O presente artigo tem como objetivo relatar uma análise sobre o professor da educação rural a partir de observações realizadas em uma escola municipal, situada na Zona Rural em uma cidade histórica do Estado de Minas Gerais. Foi utilizado como referência bibliográfica a obra da autora Viviane Mosé “A escola e os desafios contemporâneos”. Sobre essa obra, temos como referência o educador Tião Rocha, que fez um modelo de escola que deu início em uma roça debaixo do pé de manga, no interior de Araçuaí. Proporcionando assim em seu pensamento, que é possível fazer educação através da cultura que o sujeito se encontra. Ao tratarmos da Educação, precisamos ressaltar a discussão em torno da Escola do Campo, tendo também como base os autores: Fernandes Mançano, Molina e Caldart, estes, apontam para a necessidade de uma escola específica do campo como meio de tornar possível um projeto democrático de educação no país em que tenha respeitada a identidade própria de escola para os povos do campo. Desse modo, iremos trilhar sobre esses autores e trazer os dados das observações acerca de uma escola rural e seus desafios e metas voltado para escola e para o professor.

Palavras-chave: Educação; Aprendizado; Escola no campo. 


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