CHATBOTS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO ESTADO DA ARTE DA LITERATURA

Arildo Antônio Sônego, Andréia Ana Bernardini, Eliane Pozzebon

Resumo


Considerando o contexto da Ciência da Computação, Chatbots são programas de computador que, através de técnicas de Inteligência Artificial, objetivam simular o comportamento humano quando no momento de um diálogo através de mensagens de texto. Quão maior for o grau de dificuldade em se identificar a sua presença, maior será a sua eficiência. Apesar de ser uma área de estudo relativamente nova, a aplicação deste conceito tem aumentado consideravelmente, seja em ambientes acadêmicos ou em aplicações comerciais, como, por exemplo, em situações que envolvem assistentes para esclarecimentos de dúvidas em sites de fabricantes de produtos eletrônicos, serviços de atendimento ao cliente ou mesmo em serviços como telefonia. Assim, dado o universo de aplicações associados ao tema, propõe-se neste artigo uma análise do estado da arte das pesquisas a nível mundial através de uma análise bibliométrica qualitativo-quantitativa. 


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