SISTEMA BASEADO NA WEB DE ESPECIFICAÇÃO E COMPARAÇÃO TÉCNICA DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS APLICADO EM CARDIOVERSORES REGISTRADOS NA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Walter Lima Ramirez Filho

Resumo


Introdução: A criação de ferramentas computacionais para aperfeiçoar o cuidado em saúde e o atendimento à racionalização, sustentabilidade dos eventos clínicos, econômicos e sociais da saúde possibilita solucionar problemas decorrentes da má administração em adquirir Equipamentos Médicos (EMs) no contexto da saúde pública. No presente estudo foi proposto o uso inovador de um Sistema de Comparação Técnica de Equipamentos Médicos (SCTEM) que auxilie profissionais técnicos da Engenharia Clínica (EC) em atender às solicitações clínicas, por meio da especificação e comparação técnica de EMs, em especial na aquisição de Cardioversores pelas Unidades de Saúde. Métodos: O SCTEM consiste em especificar e comparar os cardiversores já registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) por meio de um sitema lógico baseado na Web que permita a especificação e comparação de EMs de marcas diferentes e modelos semelhantes. O SCTEM foi capaz de simular o indispensável conhecimento técnico, para especificar e comparar tecnologias, de forma simplificada e sustentável para os profissionais de saúde. Resultados: Os resultados são apresentados por meio de uma página fornecida pelo SCTEM que resume as especificações e comparações dos cardiversores de forma qualitativa e quantitativa. Conclusão: Os resultados sugerem que o SCTEM é uma ferramenta de auxílio na especificação e comparação dos Cardioversores com potencial para ser utilizado em outros EMs. Estimam-se também neste trabalho aspectos ainda não abordados pela literatura, quanto ao gerenciamento de tecnologias de saúde, à medida que se discutem os impactos qualitativos da saúde, quando lançado o processo de aquisição de EMs.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBIERI, J.C.; MACHLINE, C. Logística hospitalar: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Saraiva; 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas: elaboração de estudos para avaliação de equipamentos médicos assistenciais / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência e Tecnologia. – Brasília: Ministério da Saúde; 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_metodologicas_elaboracao_estudos.pdf> Acesso em: 12 maio 2017.

CHANG Hu et al. Primary Discussion on Standardized Management of Purchasing Large Equipments for Measurement Technology Institution. Physics Procedia 25 1837 – 1844; 2012.

COELLI, F.C. Simulação Computacional por eventos discretos na otimização do fluxo de pacientes e na caracterização de custos em clínicas de mamografia; 2008. Disponível em: www.peb.ufrj.br/teses/2008/Tese1.pdf. Acesso em: 10 maio 2017.

DOS SANTOS, F.A.S. Proposta de sistema para obtenção de indicador de apoio no processo de decisão de substituição de tecnologia médico-hospitalar. Dissertação Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2009.

DOSDALL, D.J., FAST, V.G., IDEKER, R.E. Mechanisms of defibrillation. Disponível em: http://www.annualreviews.org/doi/pdf/10.1146/annurev-bioeng-070909-105305> Acesso em: 20 jun 2017.

GALEANO, J.C.V. Procedimentos de aquisição de equipamentos médico-assistenciais: uma ferramenta computadorizada de apoio. Dissertação Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1999. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=Procedimentos+de+aquisi%C3%A7%C3%A3o+de+equipamentos+m%C3%A9dico-assistenciais%3A+uma+ferramenta+computadorizada+de+apoio.+&btnG> Acesso em 15 abril 2017.

INFANTE, M.; SANTOS, M.A.B.A. Organização do abastecimento do hospital público a partir da cadeia produtiva: uma abordagem logística para a área de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v.12, p.945-954; 2007.

JACOBS, G.J. Compras e manutenções de equipamentos na área da saúde pública: aperfeiçoamento de contratos e eficácia da utilização; 2009. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/19169/000734773.pdf?sequ. Acesso em: 02 abril 2017.

MARTIN, J.L. et al. A user-centred approach to requirements elicitation in medical device development: A case study from an industry perspective. Applied Ergonomics 43; 2012. p. 184 e 190. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0003687011000603> Acesso em: 20 jun 2017.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. A segurança do paciente; 2010. Disponível em: http://www.who.int/patientsafety/research/S2_resposta.pdf. Acesso em: 02 abril 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.