BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS COMO INSTRUMENTOS DE ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DAS LINGUAGENS CORPORAIS: QUANTIFICAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DESSES RECURSOS EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Fernando Sérgio Silva Barbosa, Hugo Athanasios Fotopoulos, José Januário de Oliveira Amaral, Camila Souza de Morais, Dayanne Sarah Lima Borges, Gabriel Elias Ota

Resumo


O desenvolvimento do ser humano, em particular da criança, depende especialmente da estimulação recebida. Nesse contexto, o desenvolvimento da linguagem corporal é especialmente beneficiada pela interação da criança com os brinquedos pedagógicos ao longo de toda a infância. Os brinquedos pedagógicos representam o principal recurso existente durante o brincar. No entanto, suas adequadas características qualitativas e quantitativas representam condições necessárias para que se alcance as metas de estímulo ao desenvolvimento da criança. A proposta do presente estudo foi identificar em uma escola de uma rede municipal de ensino a existência, frequência de uso, quantidade, conservação e armazenamento de diferentes categorias de brinquedos pedagógicos. Em adição, as razões pelas quais os mesmos estimulam o desenvolvimento e as diferentes linguagens corporais de crianças foram exploradas. Foi utilizada uma ficha de avaliação e registro padronizada. Os resultados demonstraram a existência de brinquedos de apenas 10 das 16 categorias investigadas, predominantemente em bom estado de conservação e bem armazenados, porém com baixa frequência de uso.


Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, M. T. A.; SPINILLO, A. G. Contribuição da educação infantil para o letramento: um estudo a partir do conhecimento de crianças sobre textos. Psicologia: Reflexão e Crítica,v. 24, n. 3, p. 542-550, 2011.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, DF, 1996. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2013.

CUNHA, N. H. S. Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE, 1998.

GOMES, C. F. Brinquedos e brincadeiras em grupos de meninos de diferentes culturas: uma análise da ludicidade, 1993. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Educação da UFMT.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1996.

KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 229-245, 2001.

LENT, R. Cem bilhões de neurônios? Conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2010. 848 p.

LUNDY-EKMAN, L. Neurociência: fundamentos para a reabilitação. São Paulo: Elsevier, 2008. 477 p.

PIAGET, J. et al. Cinco estudo de educação moral. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

SANTOS, G. O. Alguns sentidos e significados da capoeira, da linguagem corporal, da educação física... Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 30, n. 2, p. 123-126, 2009.

SOUZA, E. O.; MALUF, M. R. Habilidades de leitura e de escrita no início da escolarização. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 19, p. 55-72, 2004.

RONCA, P. A. C. A aula operatória e a construção do conhecimento. São Paulo: Edisplan, 1986.

SCHELLES, S. A importância da linguagem não-verbal nas relações de liderança nas organizações. Revista Esfera, n. 1, 2008.

SCHILLER, P.; ROSSANO, J. Ensinar e aprender brincando. Porto Alegre: Artmed, 2008. 374 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.