INTERTEXTUALIDADE CRÍTICA E HIPERTEXTO: UM ESTUDO DE CASO NO BLOG PRATELEIRA SEM FIM
Resumo
Os blogs trazem uma estrutura de programação que possibilita a rápida atualização e aceita diferentes tipos de conteúdo nas publicações. Dentro desse contexto, dois conceitos importantes podem fazer parte de um texto para esse tipo de veículo comunicacional: a intertextualidade crítica e o hipertexto. Este artigo tem por objetivo apresentar como essas ideias se desenvolvem em uma publicação de resenha literária no blog Prateleira sem fim, estabelecendo relações entre a intertextualidade crítica e o hipertexto. Como principais resultados do estudo, identificou-se que existem características em comum entre essas modalidades de texto, de modo que uma pode complementar a outra.
Texto completo:
PDFReferências
AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel e MONTARDO, Sandra Portella. Blogs: mapeando um objeto. IN: AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel e MONTARDO, Sandra Portella. (Orgs.) Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
ASSAD, Nancy. Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital. São Paulo: Atlas, 2016.
CORIA-SANCHEZ, Carlos M. Ángeles Mastretta: la mujer y su obra. Repertorio de ensayistas y filósofos. 1999. Disponível em: < https://www.ensayistas.org/filosofos/mexico/mastretta/introd.htm> Acesso em 11 jan. 2018.
GABRIEL, Martha. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2000.
NITRINI, Sandra. Literatura comparada: história, teoria e crítica. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000.
OLIVEIRA, Rosa Meire Carvalho de. O ciberespaço e a escrita de si na contemporaneidade: repete o velho, o novo blog? IN: AMARAL, Adriana; RECUERO, Raquel e MONTARDO, Sandra Portella. (Orgs.) Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação. São Paulo: Momento Editorial, 2009.
PEÇANHA, Vitor. Obrigado pelo marketing: um guia completo de como encantar pessoas e gerar negócios utilizando o marketing de conteúdo. São Paulo: Benvirá, 2017.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Texto, crítica, escritura. São Paulo: Ática, 1978.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. A intertextualidade crítica. IN: Poétique: revista de teoria e análise literária – intertextualidades. Coimbra: Livraria Almedina, 1979.
RECUERO, Raquel. Fluxos de informação e capital social nos weblogs: um estudo de caso na blogosfera brasileira. IN: STEFFEN, César; POZENATO, Kenia (Orgs.) Mídia, cultura e contemporaneidade: análises e angulações. Caxias do Sul, RS: Educs, 2010.
QUADROS, Taíla. La tía Cristina – resenha. Prateleira sem fim. 9 jan, 2018. Disponível em: Acesso em 10 jan. 2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.