O ÓCIO CRIATIVO E A EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI

Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte

Resumo


O presente ensaio, de alicerces hermenêuticos, tem por base potencializar interlocuções com Domenico de Masi (2010; 2017) sobre o ócio criativo, para pensarmos a educação nesse século. Debatemos sobre a importância de desenvolvermos o ócio criativo no período de isolamento em que estamos vivendo, levando em consideração três desdobramentos que fazem surgir novas potencialidades e que trazem implicações para os processos de educar, a saber: trabalhar com o intuito de produzir riquezas e de aprender, estudar para criar novos conhecimentos e divertir-se, brincar para criar o bem-estar. É nesse sentido que o ócio criativo surge com uma potência produtora de novos sentidos e significados para agenciar rupturas educativas e construir agregações (inter)subjetivas. Concluímos que o ócio criativo é assinalado com potencial para inúmeros aprimoramentos humanos à ação, visto que estamos num mundo marcado por constantes transformações tecnológicas e por imprecisões do futuro, que é multifacetado de problemáticas e desafios, necessitando de mobilizações e disposições criativas e críticas na educação, tendo em voga os diversos cenários patológicos, desagregadores e de exclusão social. 


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Referências


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