RPG LIBERDADE: INSTRUMENTO MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DO PENSAR HISTÓRICO

Antônio Lázaro Pereira de Souza, Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Francisca de Paula Santos da Silva, Rita Cristina C. de A. Santiago

Resumo


 Apresenta-se o RPG Liberdade como um jogo mediador do conhecimento histórico sobre a abolição da escravidão, sendo ele uma linguagem tecnológica, de caráter lúdico, acessível aos jovens e capaz de gerar uma aprendizagem crítica e significativa. Jogos digitais aliados ao ensino de história ainda é um grande desafio para professores de História, no entanto a ideia aqui delineada é uma possibilidade de difusão do conhecimento desse componente curricular a partir do uso das TIC disponíveis em muitas escolas e/ou nas mãos dos alunos, como os smartphones e tablets, de uso pessoal. O jogo é uma inovação que pretende reforçar conceitos apreendidos na sala de aula, a partir da interação entre os educandos. Nessa perspectiva, busca-se, com o RPG, propiciar um ensino de História capaz de engajar o aprendiz na práxis e contexto socio-históricos com ênfase no desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo sobre a abolição da escravidão na Bahia. Para desenvolver esta pesquisa, a metodologia que a orientou foi a Design-Based Research - DBR, a qual encontra aderência aos pressupostos epistemológicos do Socioconstrutivismo, da Filosofia da Práxis e do Pensar Histórico.


Texto completo:

PDF

Referências


CABALERO, S. S. X.; MATTA, A. E. R. Possibilidade de utilização do RPG by Moodle na educação escolar. In: GALEFFI, D.A; TOURINHO, M.A.C.; SÁ, M.R.G.B. (Org.). Educação e difusão do conhecimento: caminhos da formação. Salvador: EDUNEB, 2016. p. 259-278.

CASTELLS, M. Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

MARTINEAU, R. L’Echec de l’apprentissage de la pensée historique à l’école secondaire. Contribuition à l’elaboration de fondaments didatiques pour enseigner l’Histoire. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Faculté des Sciences de L’Éducation, Université Laval, Quebec 1997.

MATTA, A. E. R.; SILVA, F. P. S. da; BOAVENTURA, E. Design-Based Research ou Pesquisa de Desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. 2014. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 23, n. 42, p. 23-36, 2015.

MATTA, A.E.R. Desenvolvimento de metodologia de design socioconstrutivista para a produção do conhecimento. In: GURGEL, P.; SANTOS, W. (Org.). Saberes plurais, difusão do conhecimento e práxis pedagógica. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 237-258.

________.Tecnologias da aprendizagem em rede e ensino de História: utilizando comunidades de aprendizagem e hipercomposição. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.

________.Procedimentos de autoria hipermídia em redes de computadores: um ambiente mediador para o ensino-aprendizagem de História. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

MATTAR, J. Design educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Editora Senac, 2012.

RIBEIRO, J.B. RPG Digital e Segurança Pública: Uma proposta de aplicação pedagógica para instrução policial militar. 2016. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.