POR UMA EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS: COMPLEXIDADE E PERCEPÇÃO COMO UTOPIAS POSSÍVEIS AO SÉCULO XXI

Fernanda Antunes Gomes da Costa, Gustavo Arantes Camargo, Jeanete Simone Fendeler Höelz

Resumo


O presente trabalho intenciona sistematizar contribuições à educação relacionadas à matriz teórica dos filósofos franceses, Edgar Morin, que desenvolveu a teoria da complexidade, de Maurice Merleau-Ponty, que exercitou em sua teoria reflexões sobre a fenomenologia da percepção e de Moacir Gadotti, educador brasileiro, que analisa tendências pedagógicas, inspirando-se nas ideias de Paulo Freire. Desse modo, trazemos dois principais elementos para a discussão acadêmica, a complexidade e a experiência pela percepção, como formas de contribuição para uma educação de novos sentidos e que venha a sonhar com um mundo melhor no século XXI. Mudanças profundas ocorreram nas últimas décadas em escala mundial, entre elas, ressalta-se aqui, a globalização da economia e o desenvolvimento tecnológico. Portanto, a condição teórica deste trabalho se constrói a partir de referenciais que buscam uma releitura crítica do modelo de desenvolvimento do mundo e na construção de um novo paradigma de relacionamento entre o homem e o meio, considerando a cultura, a experiência e a complexidade humana como formas de conhecimento para construção de um novo pensamento.

Palavras-Chave: Complexidade, Percepção, Sentidos, Educação, Sonho.


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Maria da conceição de. Um Itinerário do Pensamento de Edgar Morin. Cadernos IHU Ideias. Ano 2 – nº18. São Leopoldo – RS: Usininos, 2004.

ALVES, Rubem. A Educação dos sentidos e mais. Campinas: Verus Editora, 2005.

AMORIM, Maria da Conceição de Melo. O Humano em Edgar Morin: Contribuições para a compreensão da integralidade na reflexão pedagógica. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Ferdinand Röhr. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2003

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14 ed. São Paulo: Ática, 2011.

COUTO, Mia. Poemas Escolhidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um Sonho – ensinar e aprender com sentido. -- São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.

MERLEAU-PONTY. Palestras (Causeries 1948). Lisboa / Portugal: Edições 70, 2002.

MORIN, EDGAR. Tradução de Edgard de Assis Carvalho, Mariza Perassi Bosco _ A Via para o futuro da Humanidade. Bertrand Brasil: Rio de Janeiro, 2013.

________________Introdução ao pensamento complexo. Editora Meridional Sulina: 2011.

SANTANA, Ana, Lucia. A Educação segundo Edgar Morin. Disponível em: https://www.infoescola.com/pedagogia/a-educacao-segundo-edgar-morin/ Acesso em 01/03/2018.

ROUSSEAU, J-J. Discurso sobre as ciências e as artes. 1749. Ebooksbrasil. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/cienciaarte.pdf> Acesso em 03/03/2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.