ENSINO DE CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS: POSSIBILIDADES EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

JORGE CARDOSO MESSEDER, DENISE ANA AUGUSTA DOS SANTOS OLIVEIRA, FLÁVIA MONTEIRO DE BARROS ARAÚJO

Resumo


Neste texto, buscamos destacar a contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento do ensino de ciências, com enfoque CTS, na educação infantil. Para tanto, analisamos os dados construídos em um curso desenvolvido com professores da educação infantil de um município da região metropolitana do Rio de Janeiro. A formação buscou debater as relações entre ciência e questões sociais, promovendo o contato dos docentes com materiais e recursos diversos. O foco era promover a reflexão e construção de práticas voltadas para formação cidadã na primeira infância. Os resultados apontam para as possibilidades de se aliar literatura e ensino de ciências, na educação de crianças, considerando o caráter lúdico das histórias infantis e seu poder de encantamento. Assim, a iniciativa de um projeto de formação continuada para o ensino de ciências para crianças, direcionado às professoras da educação infantil, revelam as possibilidades que se ampliam por meio da literatura infantil à formação para a cidadania que se inicia na infância.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, C.S. Linguagem e poesia: encontros e travessias. Artefactum, v. 14, n. 1, 2017.

AULER, D. DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio, v. 3, n. 1, 2001.

CASSIANI, S.; GIRALDI, P. M.; LINSINGEN, I. V. É possível propor a formação de leitores nas disciplinas de Ciências Naturais? Contribuições da análise de discurso para a educação em Ciências. In: Instituto de BioCiências: Unesp, 2012.

GIRALDI, P. M. Leitura e escrita no ensino de Ciências: espaços para produção de autoria. 2010, 232f. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

LINSINGEN, L. Literatura infantil no ensino de ciências: articulações a partir da análise de uma coleção de livros. 2008. 113f. Dissertação de Mestrado em Educação Científico-Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

MARTINS, I; PAIXÃO, M. Perspectivas atuais Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino e na investigação em educação em Ciência. In: SANTOS, W; AULER, D. (org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Universidade de Brasília (UNB), 2011.

MUJOL, S. G. M.; LORENZETTI, L. A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade nos anos iniciais do ensino fundamental. Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 4, 2016, Ponta Grossa. Anais...

PATRIARCHA-GRACIOLLI, S.R.; ZANON, A.M. Reflexões acerca da literatura infantil e educação ambiental. Educação Ambiental em Ação, n. 60, jul./ago., 2017.

PEDRETTI, E.; BENCZE, L.; HEWITT, J.; ROMKEY, L.; JIVRAJ, A. Promoting issues-based STSE: perspectives in science teacher education: problems of identity and ideology. Science & Education, v. 17, n. 8-9, p. 941-960, 2008.

PINTO, A. A. Aproximações entre Literatura Infantil e Ensino de Ciências: um estudo de práticas pedagógicas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. 185f. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2012.

PROUT, A. Reconsiderando a nova sociologia da infância. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.729-750, 2010.

SARMENTO, M.J. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003.

TRIVELATO, S; SILVA, R. Ensino de Ciências. Cengage Learning: São Paulo. 2011.

VIECHENESKI, J. P.; LORENZETTI, L.; CARLETTO, M. R. . Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos de Pesquisa em Educação, v. 7, p. 853-876, 2012.

VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M. R. Iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 525-543, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.