PAULO FREIRE: O USO CRÍTICO SOBRE AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Cleyton Santana de Sousa, Hiran Pinel, Douglas Christian Ferrari de Melo

Resumo


Este artigo busca refletir sobre o uso das ferramentas de tecnologia da informação e comunicações numa perspectiva educacional. Neste sentido, realizamos a construção deste texto, utilizando alguns dos conceitos de Paulo Freire para realizar um movimento dialógico buscando compreender como estas ferramentas tecnológicas podem potencializar o aprendizado dos alunos frente aos professores que fazem uso destes instrumentos e o humanizam a partir de suas práticas junto aos seus alunos. A utilização destes instrumentos é inócua quanto a seu uso e propósito se a potência transformadora é a partir de seu uso com um professor que faça a mediação de uso no desenvolvimento de sua proposta e aos sentidos que este professor utilize estas ferramentas como proposito transformador em suas aulas. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos o método bibliográfico-teórico a partir de Gil (2010) e tomamos por base o pensamento de Freire, Lévy e Moran.


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Referências


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